A ESCOLA INCLUSIVA EM INTERFACE NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO
Resumo
A inclusão educacional remete-nos a refletir sobre os princípios que norteiam as propostas educacionais, uma vez que os objetivos de uma escola inclusiva estão pautados nas políticas públicas brasileiras. A fim de entendermos como se dá o processo de inclusão, buscamos no presente artigo realizar uma revisão bibliográfica subsidiada nas concepções dos autores Carvalho, Mantoan, Macedo, Brzezinski e Skiliar. Para tanto, este artigo tem como propósito realizar uma discussão a respeito do assunto, articulando os aspectos teóricos com a realidade existente. Pretendemos, com essa discussão, fazer uma análise de como a Educação Inclusiva vêm sendo praticada no contexto educacional e quais os pontos que na concepção dos autores necessitam de uma avaliação para que estes alunos sejam aceitos com naturalidade e tratados como sujeitos capazes de exercerem seu papel de cidadãos.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Política de Nacional de Educação Especial na Perspectiva de Educação Inclusiva. MEC/SEESP, 2008.
BRZEZINSKI, Iria. Fundamentos Sociológicos, funções sociais e políticas da escola reflexiva e emancipadora: algumas aproximações. In: Escola reflexiva e nova racionalidade. Isabel Alarcão (Org.) Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.
CARVALHO, Rosita Edler. Educação inclusiva: com os pingos nos “is”. Porto Alegre: Mediação, 2004.
FERNANDES, Elisângela. Muito longe da escola. Revista Nova Escola, edição nº. 247, p. 84-89. nov. 2011.
FREITAS, Soraia Napoleão. A formação de professores na educação inclusiva: construindo a base de todo o processo. In. Inclusão e Educação: doze olhares sobre a educação inclusiva. David Rodrigues (Org.). São Paulo: Summus, 2006.
GODOY, A. S. Introdução à pesquisa e suas possibilidades. RAE, São Paulo. (V 35, Nº 2, 1995).
IEBP – Instituto Educacional O Bom Pastor. Apostila do curso de Serviço Social. 2011.
MACEDO, Lino de. Desafios à prática docente reflexiva. In:Ensaios Pedagógicos: Como construir uma escola para todos? – Porto Alegre: ArtMed, 2005.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. // A Educação Especial no Brasil: da exclusão à inclusão escolar.// Disponível em: <http://www.pedagogiaaopedaletra.com/posts/a-educacao-especial-no-brasil-da-exclusao-a-inclusao-escolar/>. Acesso em: 24 out 2011.
________Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2006.
RAMOS, Heloisa. Assim não dá: Privar o aluno com deficiência dos desafios. Revista Nova Escola, edição nº. 246, p. 36, out. 2011.
SKLIAR, Carlos. A inclusão que é “nossa” e a diferença que é do outro. In: Inclusão e educação: doze olhares sobre a educação inclusiva. David Rodrigues (org.). São Paulo: Summus, 2006.
VEROTTI, Daniela Talamoni; CALLEGARI, Jeanne.// A inclusão que ensina. // Editora Abril.// Julho 2009. // Disponível em: <http://planetasustentavel.abril.com.br/pops/a_inclusao_que_ensina-Pop1.shtml.> Acesso em: 27 nov 2011.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. A Educação Especial no Brasil: da exclusão à Inclusão Escolar. Disponível em: https://pedagogiaaopedaletra.com/a-educacao-especial-no-brasil-da-exclusao-a-inclusao-escolar/ Acesso em: 14 de abr. 2020.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).