FORMAÇÃO DOCENTE: SUJEITOS, SABERES E PRÁTICAS

  • Cristina Batista de Araújo Universidade Federal de Mato Grosso
Palavras-chave: Subjetivação. Ato responsável. Formação de professores.

Resumo

A linguagem constrói subjetividades e os sujeitos, por sua vez, são constitutivos entre si no/pelo espaço dialógico. Essa relação de dupla implicação da linguagem é conduzida pelo curso da história de tal maneira que o alinhamento dos sujeitos nas diferentes esferas sociais passa também por sua trajetória acadêmica. Desse modo, refletir sobre a formação do professor de Língua Portuguesa é captar a sucessão de movimentos que procura delinear tipos de subjetividades que possam atender à demanda de sua época. Nesse sentido, propõe-se articular o processo de formação docente ao olhar objetivo e ao olhar estético para, então, pensar a integração de saberes da vida concreta e do mundo teórico; da ética e da responsabilidade. Ao final, apresenta-se sucintamente uma experiência de atividade integradora desenvolvida no Curso de Letras.

Biografia do Autor

Cristina Batista de Araújo, Universidade Federal de Mato Grosso

Docente da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário do Araguaia. Pesquisadora do Grupo de Estudos em Linguagem e Mídia LIMIAR/CNPq.

Referências

ARAÚJO, C. Discurso e cotidiano: sujeitos e saberes. Jundiaí: Paco Editorial, 2017.

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1992.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes,1997.

BAKHTIN, M. Filosofia do ato responsável. São Carlos: Pedro e João Editores, 2010.

BRASIL. Introdução aos Parâmetros curriculares nacionais. MEC, 1998.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. MEC, 2018.

CERTEAU, M.A. Invenção do cotidiano: Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.

CERTEAU, M.A.; GIARD, L.; MAYOL, P. A invenção do cotidiano: morar, cozinhar. Petrópolis: Artes de Fazer, 1996.

FONSECA, C. Novos paradigmas nos cursos de letras e a formação do professor de língua portuguesa. In: Cadernos do CNLF, 112 VOL. XII, Nº 04, Rio de Janeiro, 2008.

FOUCAULT, M. Microfísica do poder. São Paulo: Graal, 1995.

KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas. 9ª ed. São Paulo:Perspectiva, 2005.

Projeto Pedagógico do Curso de Letras do Câmpus Universitário Do Araguaia – UFMT, 2009.

Publicado
2019-05-24