DIÁLOGOS SOBRE O PROCESSO AVALIATIVO NA PRÁTICA DOCENTE: UMA BREVE ANÁLISE A PARTIR DA PERSPECTIVA HISTÓRICA
Resumo
O estudo objetiva discutir como o ato de avaliar, enquanto parte do processo de ensino e aprendizagem, torna-se campo de investigação e debate na própria prática docente, na medida em que a escola é entendida como espaço de vivência e ressignificação de si e do outro. Para tanto, parte-se do percurso histórico da avaliação enquanto prática institucionalizada no Brasil, atendo-se às nuances do processo educacional em sua relação com as principais teorias da aprendizagem. Buscamos, nesse sentido, dialogar com teóricos que discutem o ato de ensinar e aprender dentro e fora da escola, como Cipriano Luckesi, Michel Foucault e Paulo Freire, por meio de uma apreciação dialética da História da Educação. O resultado da revisão teórica foi de contradições e implicações do modelo avaliativo coercitivo, ainda empregado no sistema educacional brasileiro.
Referências
BRASIL. Lei nº 9.394. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 20 de dezembro de 1996. Presidência da República. Brasília, DF.
CARMINATTI, Simone Soares Haas; BORGES, Martha Kaschny. Perspectivas da avaliação da aprendizagem na contemporaneidade. Est. Aval. Educ., São Paulo, v.23, n. 52, maio/ago. 2012. Disponibilidade em:<http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/. Acesso em: 04 fev. 2019.
DATRINO, Roberto Cezar; DATRINO, Iraci Ferro; MEIRELES, Pedro Henrique. Avaliação como processo de ensino-aprendizagem. Revista Educação, vol.13, n 15, 2010.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 1987.
FREIRE, Paulo. A escola – Poema do Acervo do Instituto Paulo Freire. Disponibilidade em:<http://www.paulofreire.org.>. Acesso em: 25 fev. 2019.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREITAS, Luciane Albernaz de Araújo; FREITAS, André Luis Castro de. A prática docente a serviço da transformação social. Curitiba: X Congresso Nacional de Educação – EDUCERE, 2011.
FREITAS, Sirley Leite; COSTA, Michele Gomes Noé da; MIRANDA, Flaviane Assis de. Avaliação educacional: formas de uso na prática pedagógica. Meta: Avaliação, Rio de Janeiro, v.6, n. 16, jan./abr. 2014. Disponibilidade em: <http://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/viewFile/217/pdf>. Acesso em: 04 fev. 2019.
FURLAN, Maria Ignez Carlin. Avaliação da aprendizagem escolar: convergências entre os atores do processo de uma escola pública de ensino médio. 2006. 80f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Oeste Paulista/ UNOESTE, Presidente Prudente, 2006.
LEITE, Vicente. Psicologia da Educação. São Paulo: IBETEL, 2017.
LUCKESI, C. Avaliação de aprendizagem escolar. 8 ed. São Paulo: Cortez, 1998.
_______. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 19 ed. São Paulo: Cortez, 2008.
MIRANDA, Juliana. Um breve histórico da avaliação. Disponibilidade em:< http://redes.moderna.com.br/2016/09/02/um-breve-historico-da-avaliacao/>. Acesso em: 26 jan. 2019.
SANTOS, Antonio Carlos Matias dos. Fundamentos Filosóficos, históricos, sociais, culturais da educação. Disponibilidade em:. Acesso em: 19 fev. 2019.
ZANON, Denise Puglia; ALTHAUS, Maiza Margraf. Instrumentos de avaliação na prática pedagógica universitária. Disponibilidade em: <http://creativecommons.org/licenses/by-nc/2.5/legalcode>. Acesso em: 25 fev. 2019.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).