SAÚDE E SOFRIMENTO PSÍQUICO NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO À LUZ DA TEORIA PSICANALÍTICA DOS QUATRO DISCURSOS

  • Cláudia Henschel de Lima Universidade Federal Fluminense
  • Fabiana Marques Valerio Universidade Federal Fluminense
  • Letícia Casarim de Lima Universidade Federal Fluminense
  • Thamires Kelly de Andrade Barbosa Universidade Federal Fluminense
  • Augusto da Silva Bronzeado Universidade Federal Fluminense
Palavras-chave: Sofrimento Psíquico. Saúde. Universidade. Psicanálise.

Resumo

O problema do sofrimento entre estudantes de universidades brasileiras constitui o tema do presente artigo. Trata-se de uma temática que vem ocupando o debate acadêmico atual, sendo objeto de investigação em pesquisas e artigos nacionais. O sofrimento psíquico estudantil enquanto fenômeno a ser estudado se apresenta de modo mais específico no contexto do quadro de expansão do ensino público superior com a implementação de políticas que tornam o espaço da universidade mais diverso e múltiplo, colocando para a instituição questões novas acerca de seu corpo discente. O artigo se pauta na perspectiva teórica da psicanálise, mais precisamente, na teoria dos quatro discursos, com o objetivo de realizar uma análise sobre a lógica da produção de sofrimento psíquico na Universidade. Utilizar-se-á também as noções de saúde e doença, construídas pelo filósofo Georges Canguilhem para, em articulação com o referencial anterior, traçar reflexões sobre potenciais promotores de saúde no espaço da Universidade. 

Biografia do Autor

Cláudia Henschel de Lima, Universidade Federal Fluminense

Docente Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia - UFRJ. Professora Adjunto IV - Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense (Câmpus de Volta Redonda). 

Fabiana Marques Valerio, Universidade Federal Fluminense

Discente do Curso de Graduação em Psicologia. Integrante do Laborartório de Investigação das Psicopatologias Contemporâneas (LaPSICON). Estagiária no Programa de Psicanálise e Saúde Mental no Serviço de Psicologia Aplicada - UFF (Câmpus Volta Redonda). 

Letícia Casarim de Lima, Universidade Federal Fluminense

Discente do Curso de Graduação em Psicologia. Integrante do Laborartório de Investigação das Psicopatologias Contemporâneas (LaPSICON). Estagiária no Programa de Psicanálise e Saúde Mental no Serviço de Psicologia Aplicada - UFF (Câmpus Volta Redonda). 

Thamires Kelly de Andrade Barbosa, Universidade Federal Fluminense

Discente do Curso de Graduação em Psicologia. Integrante do Laborartório de Investigação das Psicopatologias Contemporâneas (LaPSICON). Estagiária no Programa de Psicanálise e Saúde Mental no Serviço de Psicologia Aplicada - UFF (Câmpus Volta Redonda). 

 

Augusto da Silva Bronzeado, Universidade Federal Fluminense

Discente do Curso de Graduação em Psicologia. Integrante do Setor de Apoio Acadêmico (SAA) da Universidade Federal Fluminense (Câmpus Volta Redonda). 

 

Referências

ANDRADE, Antonio dos Santos et al. Academic Experiences and Psychological Suffering among Psychology Students. Psicologia Ciência e Profissão. Brasília, v.36, n.4 p.831-846, Dezembro. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000400831&lng=en&nrm=iso> Acesso em 20 abr. 2019.

COSTA, Edméa Fontes de Oliva et al . Common mental disorders among medical students at Universidade Federal de Sergipe: a cross-sectional study. Revista Brasileira de Psiquiatria, São Paulo, v. 32, n. 1, p. 11-19, Mar. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-44462010000100005&lng=en&nrm=iso> Acesso em: 27 abr. 2019.

GIRADI, Juliana de Freitas; MARTINS BORGES, Lucienne. Dimensões do sofrimento psíquico em estudantes universitários. Psico, 48(4), p. 256-263. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br> Acesso em: 27 abr. 2019.

HENSCHEL DE LIMA, Cláudia. Projeto de Curso de Pós-Graduação Stricto Senso em Psicologia (Precedendo o APCN). Universidade Federal Fluminense. Niterói, 2013.

HORTA, Rogerio Lessa; HORTA, Bernardo Lessa; HORTA, Cristina Lessa. Uso de drogas e sofrimento psíquico numa universidade do Sul do Brasil. Psicologia em Revista (Belo Horizonte), Belo Horizonte, v. 18, n.2, p.264-276, Ago. 2012. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2012v18n2p264> Acesso em 27 abr. 2019.

LACAN, Jacques. O seminário, Livro 16: De um Outro ao outro (1968-1969), Jorge Zahar, Rio de Janeiro: 2008.

LACAN, Jacques. O seminário, Livro 17: O Avesso da Psicanálise (1969-1970), Jorge Zahar, Rio de Janeiro, 1992.

LACAN, Jacques. “Radiofonia” (1970). In: ––––––. Outros Escritos. Rio de Janeiro Jorge Zahar, 2003, p. 400-447.

LACAN, Jacques. “Du discours psychanalytique” (1972), Lacan in Itália, La Salamandra, Milão: 1978 pp. 32-55.

LAMBERT, Aline dos Santos; MOREIRA, Larici Keli Rocha; MOURA CASTRO, Regina Celi Alvarenga. Revista Brasileira de Educação e Saúde, Pomal – PB, v. 8, n.2, p. 31-36, abr-jun. 2018. Disponível em: < https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/5987> Acesso em 27 abr. 2019.

LIMA, Nádia Laguárdia de. As incidências do discurso capitalista sobre os modos de gozo contemporâneos. Rev. Mal-Estar Subj, Fortaleza, v. 13, n. 3-4, p. 461-498, dez. 2013. Disponibilidade em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1518-61482013000200002&lng=pt&nrm=iso> Acesso em 27 abr. 2019.

NEVES, Marly Coelho Carvalho; DALGALARRONDO, Paulo. Transtornos mentais auto-referidos em estudantes universitários. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, Rio de Janeiro, v. 56, n.4, p. 237-244, 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0047-20852007000400001&lng=en&nrm=iso> Acesso em 27 abr. 2019.

PASSONE, Eric Ferdinando Kanai. Psicanálise e Educação: o discurso capitalista no campo educacional. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 15, n. 3, p. 407-424, dez. 2013. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1263>. Acesso em 28 de abr. 2019.

SAFATLE, Vladimir. O que é uma normatividade vital? Saúde e doença a partir de Georges Canguilhem. Sci. Stud., São Paulo , v. 9, n. 1, p. 11-27, 2011. Disponibilidade em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-31662011000100002&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 28 abr. 2019.

SIGMUND, Freud. O mal-estar na civilização. Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud, vol. XXI. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

SIGMUND, Freud. O futuro de uma ilusão. Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud, vol. XXI. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

VIGANÓ, Carlo. Da instituição ao discurso. Mental, Barbacena, v. 4, n. 6, p. 33-40, jun. 2006. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-44272006000100004&lng=pt&nrm=iso> Acesso em 28 abr. 2019.

VILLANI, Alberto; BAROLLI, Elisabeth. Os discursos do professor e o ensino de Ciências. Pro-Posições, [S.l.], v. 17, n. 1, p. 155-175, fev. 2016. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643662>. Acesso em 28 abr.2019.

XAVIER, A.; NUNES, A. I. B. L.; SANTOS, M. S. Subjetividade e sofrimento psíquico na formação do sujeito na Universidade. Rev. Mal Estar e Subjetividade, Fortaleza, n. 2, v. 8 p. 94-118, jun. 2008. Disponibilidade em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1518-61482008000200008> Acesso em 28 abr. 2019.

Publicado
2019-07-05