SAÚDE E SOFRIMENTO PSÍQUICO NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO À LUZ DA TEORIA PSICANALÍTICA DOS QUATRO DISCURSOS
Resumo
O problema do sofrimento entre estudantes de universidades brasileiras constitui o tema do presente artigo. Trata-se de uma temática que vem ocupando o debate acadêmico atual, sendo objeto de investigação em pesquisas e artigos nacionais. O sofrimento psíquico estudantil enquanto fenômeno a ser estudado se apresenta de modo mais específico no contexto do quadro de expansão do ensino público superior com a implementação de políticas que tornam o espaço da universidade mais diverso e múltiplo, colocando para a instituição questões novas acerca de seu corpo discente. O artigo se pauta na perspectiva teórica da psicanálise, mais precisamente, na teoria dos quatro discursos, com o objetivo de realizar uma análise sobre a lógica da produção de sofrimento psíquico na Universidade. Utilizar-se-á também as noções de saúde e doença, construídas pelo filósofo Georges Canguilhem para, em articulação com o referencial anterior, traçar reflexões sobre potenciais promotores de saúde no espaço da Universidade.
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