E-PROINFO E A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO
Resumo
Este artigo tem como objetivo principal apresentar algumas características de Políticas Públicas voltada para o contexto educacional no âmbito do território brasileiro, mais especificamente, no município de Porto Velho, como objeto de análise o Programa Nacional de Informática na Educação – PROINFO. Contudo, vamos conceituar alguns termos ligados ao PROINFO que são: formação continuada para professores da educação básica, destacando o principal objetivo do PROINFO, como o município de Porto Velho desenvolveu a referida Política Pública no contexto educacional através da utilização da rede E-PROINFO durante os anos de 2005/2012. Utilizamos a metodologia bibliográfica baseada em livros, periódicos, revistas especializadas e bases de dados, bem como em publicações oficiais, assim como, em âmbito nacional, local e fala oral de autoridades municipal registrada em evento regional. Portanto, foi possível constatar que a formação continuada aos professores do Município de Porto Velho não atendeu alguns requisitos dos princípios da Gestão Pública de Excelência, no que tange, a eficiência em relação ao quantitativo total de professores que participaram com êxito da formação do PROINFO que ocorreu de maneira lenta e contraditória. Na perspectiva da transparência foi utilizado meios de comunicação para divulgar o resultado do programa respeitando de certa maneira a publicidade e legalidade.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Sistema Brasil Alfabetizado. Portal MEC. Base de Dados. Disponível em: <http://brasilalfabetizado.fnde.gov.br/>. Acesso em 11 maio 2011.
_______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB. Disponível em: . Acesso em 1° de maio 2011.
ENTENDA o que é o IDEB. Disponível em: <http://educacao.uol.com.br/ultnot/2010/07/01/entenda-o-que-e-o-ideb.jhtm>. Acesso em 1° de maio 2011.
E-PROINFO. Disponível em: <http://e-proinfo.mec.gov.br/>. Acesso em 1º maio 2011.
FREIRE, Paulo; GUIMARÃES, Sérgio. Sobre Educação (Diálogos). Volume II. 2. ed. Rio de Janeiro. Paz e Terra. 1984.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5. ed. Goiânia: Alternativa, 2004. Disponível em: . Acesso: 8 maio 2011.
LIMA, Paulo Daniel Barreto. Excelência em Gestão Pública: a trajetória e a estratégia do Gespública. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2007.
LUCCI, Elian Alabi. A Era Pós-Industrial, a Sociedade do Conhecimento e a Educação para o Pensar. Publicado em 2008. São Paulo: Mandruvá. Disponível em: <http://www.hottopos.com/vidlib7/e2.htm>. Acesso em 31 de jan. de 2020.
MOBRAL. Dicionário Interativo da Educação Brasileira. Disponível em: . Acesso: 11 maio 2011.
NTM forma 472 profissionais da educação. Disponível em: . Acesso: 1º maio 2011.
NÚCLEO Tecnologia Educacional SEMED Porto Velho. Disponível em: <http://ntesemedpvh.blogspot.com/>. Acesso em 24 abr. 2011.
OLIVEIRA, Cláudio de; MOURA, Samuel Pedrosa; SOUSA, Edinaldo Ribeiro de. TIC’S na Educação: A Utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação na Aprendizagem do Aluno. Publicado em 2015. Disponível em: . Acesso em 30 de jan. de 2020.
O que é o PROUNI. Disponível em: <http://siteprouni.mec.gov.br/>. Acesso em 10 set. 2017.
ORIENTAÇÕES ao Programa Proinfo Integrado/MEC. Governo do Paraná. 2009.
PORTO Velho. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Porto_Velho>. Acesso em 24 abr. 2011.
PREFEITURA do Município de Porto Velho. Folder de Solenidade de Encerramento do e-Proinfo. Porto Velho. 2010.
PROGRAMA Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional - ProInfo Integrado. Disponível em: . Acesso em 10 maio 2011.
PROINFO Programa Nacional de Informática na Educação. Sobre o PROINFO. Disponível em: <https://www.fnde.gov.br/index.php/programas/proinfo/sobre-o-plano-ou-programa/sobre-o-proinfo>. Acesso em 31 de jan. de 2020.
REFERÊNCIAS para formação de professores. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília. A secretaria, 1999. Disponível em: <https://www.novaconcursos.com.br/blog/pdf/referencias-formacao-professores.pdf>. Acesso em 30 de jan. 2019.
SEMED inicia mais uma etapa do programa de formação de professores. Publicado em 15 de fev. de 2011. Disponível em: <http://rondoniadigital.com/municipios/porto-velho/semed-inicia-mais-uma-etapa-do-programa -de-formacao-de-professores/>. Acesso em 24 abr. 2011.
SOBRINHO, Roberto Eduardo. Posse dos gestores e vice-gestores das escolas municipais. Porto Velho, 13 de abr. de 2011. Informação verbal concedida a todos os profissionais da educação do município de Porto Velho presentes no ato simbólico de posse no Teatro Banzeiros.
TRABALHADORES de escolas são reconhecidos como profissionais da Educação. Disponível em: . Acesso em 1° maio 2011.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).