DESAFIOS ENFRENTADOS NA UNIVERSIDADE PÚBLICA E A SAÚDE MENTAL DOS ESTUDANTES

  • Kamila Soares Leal Universidade Estadual do Tocantins
  • Phyllyppy Dyno Silva de Oliveira Universidade de Taubaté
  • Paulo Roberto Grangeiro Rodrigues Universidade de Taubaté
  • Fabiane Ferraz Silveira Fogaça Universidade de Taubaté
Palavras-chave: Estudante. Saúde mental. Universidade pública.

Resumo

O presente artigo propõe uma discussão sobre os desafios enfrentados por estudantes de graduação, quanto ao desenvolvimento acadêmico, à situação financeira, e à saúde mental. A discursão constrói-se através do seguinte questionamento: Quais os principais desafios enfrentados no sistema público de ensino superior e qual sua conexão com a saúde mental do estudante? O objetivo geral deste trabalho é conhecer as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos durante o ensino superior. Os resultados demonstram que os estudantes enfrentam problemas emocionais, dificuldades financeiras, e inadaptação ao meio acadêmico. Além de afetar o desempenho acadêmico, tais desafios estão direta ou indiretamente ligados ao desenvolvimento de problemas de saúde mental, inclusive depressão e suicídio. O poder público e as instituições de ensino devem intervir, para enfrentar essas dificuldades e amenizar seus impactos na vida dos estudantes.

Biografia do Autor

Kamila Soares Leal, Universidade Estadual do Tocantins

Advogada, Pós-graduada em Processo Civil e Docência do Ensino Superior, Professora na Universidade Estadual do Tocantins – Unitins, Cursando ainda pós-graduação Stricto sensu em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté – UNITAU.

Phyllyppy Dyno Silva de Oliveira, Universidade de Taubaté

Graduado em Direito pela Faculdade de Imperatriz (2013) e graduado em Pedagogia pelo INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS (2012). Especialista em metodologia do Ensino Superior pelo ICSH. Cursando ainda pós-graduação Stricto sensu em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté - UNITAU.

Paulo Roberto Grangeiro Rodrigues, Universidade de Taubaté

Graduado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1988), mestrado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é professor Auxiliar da UNITAU. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em teoria psicológica e interfaces, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação psicológica, interações sociais, autoconceito e intersubjetividade.

Fabiane Ferraz Silveira Fogaça, Universidade de Taubaté

Graduada em Licenciatura em Psicologia e Formação de Psicólogo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004), mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela Faculdade de Ciências UNESP Bauru (2009) e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (2015)com bolsa sanduiche na University of Nevada, Reno. Atualmente é Professor Auxiliar I da Universidade de Taubaté. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Ensino e da Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: treino de pais, habilidades sociais, problemas de comportamento, terapia analítico-comportamental e analise comportamental da cultura.

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Publicado
2019-07-05