A BUSCA DA IDENTIDADE NA FICÇÃO DE LIVIA GARCIA-ROZA E TATIANA SALEM LEVY
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo desenvolver uma relação de aproximação entre os romances Meu Marido (2006), de Livia Garcia-Roza e A Chave de Casa (2007), de Tatiana Salem Levy, no que diz respeito às confluências presentes nas obras acerca da temática da busca por identidade(s), com vista a entender o sujeito feminino contemporâneo. Para tanto, faz-se necessário analisar a questão da identidade cultural, nos termos de Stuart Hall, do sujeito pós-moderno como ser que carrega dentro de si múltiplas identidades nas quais estão sempre em transformação. À luz de teorias feministas, como as desenvolvidas por Regina Dalcastagnè e outras, o corpus deste trabalho procura, também, integrar a questão da identidade cultural com a questão da identidade feminina, corroborando para a compreensão da construção e reconstrução da imagem da mulher a partir da rememoração e narração dos fatos passados com o intuito de dar sentido à existência no presente.
Referências
BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. 3 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. 160 p.
DALCASTAGNÈ, Regina. Literatura brasileira contemporânea: um território contestado. Vinhedo: Editora Horizonte, 2012. 207 p.
DUARTE, Constância Lima. O cânone e a autoria feminina. In: SCHMIDIT, Rita Terezinha. Mulheres e Literatura - (Trans) Formando Identidades. Porto Alegre: Palotti, 1997. 211 p.
GARCIA-ROZA, Livia. Meu marido. Rio de Janeiro: Record, 2006. 188 p.
HAESBAERT, Rogério. Dos múltiplos territórios á multiterritorialidade. Porto Alegre, 2004. Disponibilidade em:
HALL, Stuart. A Questão da Identidade Cultural. 10 ed. Campinas: DP&A, 2003.
LEVY, Tatiana Salem. A chave de Casa. Rio de Janeiro: Record, 2010. 189 p.
SILVA, Tomaz Tadeu da; HALL, Stuart; WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 15 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. 133 p.
SCHMIDT, Rita Terezinha. Em Busca da História não contada: ou o que acontece quando o objeto começa a falar? Letras, Santa Maria, n. 16, p. 183-196, janeiro/junho 1998. Disponibilidade em:
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).