ALFABETIZAR LETRANDO: UM OLHAR PARA AS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DESENVOLVIDAS COM ESTUDANTES DO 2° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavras-chave: Alfabetização. Letramento. Práticas pedagógicas.

Resumo

Este trabalho discorre sobre as práticas pedagógicas de leitura e escrita no processo de alfabetização e letramento. Para isso, foi questionado como acontecem as práticas pedagógicas de leitura e escrita desenvolvidas no processo de alfabetização e letramento em uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental da única escola pública, na cidade de Elísio Medrado - BA. O objetivo geral foi analisar como ocorrem as práticas pedagógicas de leitura e escrita. Um dos objetivos específicos foi descrever e analisar as práticas de leitura e escrita desenvolvidas pela professora na turma. O estudo foi fundamentado a partir de estudiosos/as como: Soares (2003; 2004; 2016; 2020), Tfouni (2006), Ferreiro e Teberosky (1999), entre outros. Na metodologia incluem observação em sala, análise documental e entrevista semiestruturada. Foi verificado que a professora “timidamente” diferencia alfabetização de letramento, utiliza gêneros textuais nas atividades de leitura e escrita e, muitas vezes, faz uso do livro didático.

Biografia do Autor

Gleiciane de Souza Feitosa, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Mestranda em Ensino pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e Graduada em Letras pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). L

Silvia Regina Marques Jardim, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Mestra em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Graduada em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).

Referências

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Publicado
2025-04-23