ALFABETIZAR LETRANDO: UM OLHAR PARA AS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DESENVOLVIDAS COM ESTUDANTES DO 2° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Abstract
Este trabalho discorre sobre as práticas pedagógicas de leitura e escrita no processo de alfabetização e letramento. Para isso, foi questionado como acontecem as práticas pedagógicas de leitura e escrita desenvolvidas no processo de alfabetização e letramento em uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental da única escola pública, na cidade de Elísio Medrado - BA. O objetivo geral foi analisar como ocorrem as práticas pedagógicas de leitura e escrita. Um dos objetivos específicos foi descrever e analisar as práticas de leitura e escrita desenvolvidas pela professora na turma. O estudo foi fundamentado a partir de estudiosos/as como: Soares (2003; 2004; 2016; 2020), Tfouni (2006), Ferreiro e Teberosky (1999), entre outros. Na metodologia incluem observação em sala, análise documental e entrevista semiestruturada. Foi verificado que a professora “timidamente” diferencia alfabetização de letramento, utiliza gêneros textuais nas atividades de leitura e escrita e, muitas vezes, faz uso do livro didático.
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