INVESTIGAÇÕES SOBRE OS DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS A PARTIR DAS PERCEPÇÕES DOS EDUCANDOS
Resumo
O artigo apresenta o recorte de uma pesquisa que teve como objetivo identificar e analisar práticas pedagógicas de alfabetização na Educação de Jovens e Adultos (EJA), no intuito de conhecer os principais desafios enfrentados por educadores e educandos na construção de aprendizagens significativas. A pesquisa situa-se no âmbito de um projeto de Iniciação Científica em um Curso de Pedagogia. O desenho metodológico da pesquisa baseou-se na realização de um estudo de natureza qualitativa, que privilegiou o contato direto com os estudantes matriculados na escola pesquisada, por meio de observações, questionários socioeconômicos e entrevistas semiestruturadas. As principais conclusões da pesquisa apontam que contribuir para a formação do sujeito da escrita em uma sociedade excludente e desigual é um grande desafio. Por isso, é importante fomentar práticas pedagógicas que reconheçam as especificidades dos sujeitos e suas percepções acerca do processo educativo.
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