INVESTIGAÇÕES SOBRE OS DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS A PARTIR DAS PERCEPÇÕES DOS EDUCANDOS

Abstract

O artigo apresenta o recorte de uma pesquisa que teve como objetivo identificar e analisar práticas pedagógicas de alfabetização na Educação de Jovens e Adultos (EJA), no intuito de conhecer os principais desafios enfrentados por educadores e educandos na construção de aprendizagens significativas. A pesquisa situa-se no âmbito de um projeto de Iniciação Científica em um Curso de Pedagogia. O desenho metodológico da pesquisa baseou-se na realização de um estudo de natureza qualitativa, que privilegiou o contato direto com os estudantes matriculados na escola pesquisada, por meio de observações, questionários socioeconômicos e entrevistas semiestruturadas. As principais conclusões da pesquisa apontam que contribuir para a formação do sujeito da escrita em uma sociedade excludente e desigual é um grande desafio. Por isso, é importante fomentar práticas pedagógicas que reconheçam as especificidades dos sujeitos e suas percepções acerca do processo educativo.

Author Biographies

Jaqueline Luzia da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutora em Educação (PUC-Rio). Mestre em Educação (UFRJ). Pós-Graduada em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (UFF). Graduada em Ciências Sociais (UFRJ). É Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Maria Lucia da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Licencianda em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Ex-bolsista de Iniciação Científica (Uerj). Lattes: http://lattes.cnpq.br/7925322149693370. ORCID: https://orcid.org/0009-0002-7462-3262. E-mail: luciavito.lv63@gmail.com

References

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CEB nº 3, de 15 de junho de 2010. Institui Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos nos aspectos relativos à duração dos cursos e idade mínima para ingresso nos cursos de EJA; idade mínima e certificação nos exames de EJA; e Educação de Jovens e Adultos desenvolvida por meio da Educação a Distância. Brasília: CNE; MEC, 2010.
CALHÁU, Socorro. Formação do sujeito da escrita: onde poder se dizer é poder ser. In: COSTA, Renato Pontes; VIANNA, Valéria Mendonça (org.). Entrelaçando olhares por uma educação planetária. Rio de Janeiro: Caetés, 2014. p. 179-192.
CALHÁU, Socorro. O sujeito da escrita: fronteiras e domínios da alfabetização e do letramento na EJA. Curitiba: CRV, 2020.
DI PIERRO, Maria Clara; VÓVIO, Cláudia Lemos; ANDRADE, Eliane Ribeiro. Alfabetização de jovens e adultos no Brasil: lições da prática. Brasília: UNESCO, 2008.
FERREIRA, Andréa Tereza Brito; ALBUQUERQUE, Eliana Borges C. de; MORAIS, Artur Gomes de; FERREIRA, Josemar Guedes. Práticas dos professores alfabetizadores da EJA: o que fazem os professores, o que pensam os seus alunos? Educação em Revista. Belo Horizonte, v. 29, n. 3, p. 177-198, set. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/TnQ6FtmgHz6qtq3bKc3VyTq/?lang=pt. Acesso em: 14 mai. 2023.
FRANCO, Maria Laura Puglisi Barbosa. Análise do conteúdo. 2 ed. Brasília: Liber Livro, 2007.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1982.
GALVÃO, Ana Maria de Oliveira; DI PIERRO, Maria Clara. Preconceito contra o analfabeto. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2012.
HADDAD, Sérgio; SIQUEIRA, Filomena. Analfabetismo entre jovens e adultos no Brasil. Revista Brasileira de Alfabetização – ABAlf, Vitória, ES, v. 1, n. 2, p. 88-110, jul/dez, 2015. Disponível em: http://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/article/view/81. Acesso em: 17 mai. 2023.
LEMOS, Amanda Guerra. Entre teorias e práticas: o trabalho alfabetizador na EJA. In: SOUZA, Marta Lima (org.). Educação de jovens e adultos: linguagens, alfabetizações e afetos. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2020. p. 15-28.
SILVA, Jaqueline Luzia da. Percepções dos sujeitos sobre o processo de escolarização na alfabetização de jovens e adultos. In: FERNANDES, Andrea da Paixão; LOPES, Paula Cid (org.). O cotidiano escolar de crianças, jovens e adultos em roda de conversas. Rio de Janeiro: Eduerj, 2020. p. 51-68.
Published
2025-04-23