INVESTIGAÇÕES SOBRE OS DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS A PARTIR DAS PERCEPÇÕES DOS EDUCANDOS
Abstract
O artigo apresenta o recorte de uma pesquisa que teve como objetivo identificar e analisar práticas pedagógicas de alfabetização na Educação de Jovens e Adultos (EJA), no intuito de conhecer os principais desafios enfrentados por educadores e educandos na construção de aprendizagens significativas. A pesquisa situa-se no âmbito de um projeto de Iniciação Científica em um Curso de Pedagogia. O desenho metodológico da pesquisa baseou-se na realização de um estudo de natureza qualitativa, que privilegiou o contato direto com os estudantes matriculados na escola pesquisada, por meio de observações, questionários socioeconômicos e entrevistas semiestruturadas. As principais conclusões da pesquisa apontam que contribuir para a formação do sujeito da escrita em uma sociedade excludente e desigual é um grande desafio. Por isso, é importante fomentar práticas pedagógicas que reconheçam as especificidades dos sujeitos e suas percepções acerca do processo educativo.
References
CALHÁU, Socorro. Formação do sujeito da escrita: onde poder se dizer é poder ser. In: COSTA, Renato Pontes; VIANNA, Valéria Mendonça (org.). Entrelaçando olhares por uma educação planetária. Rio de Janeiro: Caetés, 2014. p. 179-192.
CALHÁU, Socorro. O sujeito da escrita: fronteiras e domínios da alfabetização e do letramento na EJA. Curitiba: CRV, 2020.
DI PIERRO, Maria Clara; VÓVIO, Cláudia Lemos; ANDRADE, Eliane Ribeiro. Alfabetização de jovens e adultos no Brasil: lições da prática. Brasília: UNESCO, 2008.
FERREIRA, Andréa Tereza Brito; ALBUQUERQUE, Eliana Borges C. de; MORAIS, Artur Gomes de; FERREIRA, Josemar Guedes. Práticas dos professores alfabetizadores da EJA: o que fazem os professores, o que pensam os seus alunos? Educação em Revista. Belo Horizonte, v. 29, n. 3, p. 177-198, set. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/TnQ6FtmgHz6qtq3bKc3VyTq/?lang=pt. Acesso em: 14 mai. 2023.
FRANCO, Maria Laura Puglisi Barbosa. Análise do conteúdo. 2 ed. Brasília: Liber Livro, 2007.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1982.
GALVÃO, Ana Maria de Oliveira; DI PIERRO, Maria Clara. Preconceito contra o analfabeto. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2012.
HADDAD, Sérgio; SIQUEIRA, Filomena. Analfabetismo entre jovens e adultos no Brasil. Revista Brasileira de Alfabetização – ABAlf, Vitória, ES, v. 1, n. 2, p. 88-110, jul/dez, 2015. Disponível em: http://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/article/view/81. Acesso em: 17 mai. 2023.
LEMOS, Amanda Guerra. Entre teorias e práticas: o trabalho alfabetizador na EJA. In: SOUZA, Marta Lima (org.). Educação de jovens e adultos: linguagens, alfabetizações e afetos. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2020. p. 15-28.
SILVA, Jaqueline Luzia da. Percepções dos sujeitos sobre o processo de escolarização na alfabetização de jovens e adultos. In: FERNANDES, Andrea da Paixão; LOPES, Paula Cid (org.). O cotidiano escolar de crianças, jovens e adultos em roda de conversas. Rio de Janeiro: Eduerj, 2020. p. 51-68.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).