CONCEPÇÕES SOBRE O BRINCAR DE FUTUROS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Palavras-chave: Brincadeira. Criança. Formação Inicial. Educação Infantil. Educação Física

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar as concepções sobre o brincar de futuros professores de Educação Física de uma universidade pública do Sul do Brasil. Trata-se do relato de uma experiência que visou refletir sobre o brincar na Educação Infantil. Para tal, a seguinte questão foi proposta aos acadêmicos: porque as crianças brincam? As respostas foram analisadas por meio de categorização simples. Como resultado, verificou-se que os futuros professores de Educação Física apresentam diferentes concepções sobre o brincar, a saber: o brincar como algo natural; como expressão; como imaginação; como fator de aprendizagem. As diferentes compreensões sobre o brincar, indicam a necessidade de problematizar tais concepções, a fim de ampliar o debate sobre a temática na formação inicial em Educação Física, em consonância com os estudos da área e com a visão das próprias crianças sobre o assunto.

Biografia do Autor

Fernanda Morosini, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Mestranda em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Licenciada em Educação Física pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Professora da Prefeitura Municipal de Itajaí.

Luana Bongiolo de Souza, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Licenciada em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). 

Viviane Preichardt Duek, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Mestre em Educação Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora Adjunta da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

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Publicado
2024-12-09