DO LIVRO AO FILME: CONSIDERAÇÕES SOBRE A RECRIAÇÃO DE OBRAS LITERÁRIAS A PARTIR DE ALVES & CIA, DE EÇA DE QUEIROZ
Resumo
A proposta desta pesquisa é trazer em suas páginas estudos comparados e considerações sobre a relação entre literatura e cinema. Ressalta, ainda, o intercâmbio de procedimentos entre essas duas formas de expressão, examina a maneira pela qual a linguagem nascente do cinema tomou de empréstimo à arte literária muitos elementos, e discute alguns dos conflitos mais frequentemente associados ao processo de recriação, que em geral desafia as noções estabelecidas de autoria e hierarquização de bens e produtos culturais. Em sentido particular, estes escritos têm a pretensão de oferecer subsídios teóricos sobre as recriações de textos literários para cinema e televisão e apresenta possibilidades de tratamento do tema que não se limitam à simples verificação da fidelidade ou infidelidade do filme ou minissérie ao texto literário. Sendo Eça de Queiroz um dos autores em Língua Portuguesa que mais teve obras recriadas em produções audiovisuais e um autor que, através de sua narrativa precisa, sempre procurou transformar o leitor em verdadeiro espectador de imagens, é possível dizer que sua arquitetura literária é uma verdadeira troca de recursos mutuamente fecunda entre a literatura, o cinema e a televisão.
Referências
AMOR & Cia. Direção de Helvécio Ratton. São Paulo: Riofilme, 1998.
BUTCHER, Pedro. Cinema Brasileiro Hoje. São Paulo: Publifolha, 2005.
FREITAS, Verlaine. Adorno & a arte contemporânea. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2003.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa – 4ª. ed. - São Paulo: Atlas, 2002.
GUIMARÃES, Hélio. O romance do Século XIX na televisão: observações sobre a adaptação de Os Maias. In: PELLEGRINI, Tânia et al. Literatura, cinema e televisão. São Paulo: Ed. Senac, 2003.
JOHNSON, Randal. Literatura e cinema, diálogo e recriação: o caso de Vidas Secas. In: PELLEGRINI, Tânia et al. Literatura, cinema e televisão. São Paulo: Ed. Senac, 2003.
PINHEIRO, Ionara C.L. A Arquitetura Literária de Eça de Queiroz. Curitiba: Editora Appris, 2024.
QUEIROZ, Eça de. Alves & Cia. São Paulo: Ediouro, 2001.
SARAIVA, J. Narrativas Verbais e Visuais. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2003.
STAM, Robert. O Espetáculo interrompido: literatura e cinema de desmistificação. Tradução de José Eduardo Moretzsohn. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).