TOCANTINS EM IMAGEM-VERSOS DE LUIZA SILVA

Palavras-chave: Poesia. Imagens. Tocantins. Luiza Silva.

Resumo

Este texto propõe uma leitura analítica dos poemas Tocantins e Setembro tocantinense, da poeta Luiza Silva. Tais poemas foram publicados em seu livro O que sobrou do tempo (2021). A análise que se empreenderá busca compreender o olhar poético sobre as imagens do lugar onde vive a poeta e sua verve literária travestida em seus versos. Metodologicamente, é um trabalho qualitativo, bibliográfico e interpretativista. Como fundamentação teórica, utilizam-se os seguintes autores: Antonio Candido(1999;1995); Rodrigues e Ribeiro (2020): Márcio Melo (2020) dentre outros. Os resultados deste trabalho revelam que a poesia de Luiza Silva nos traz um fazer poético impressionado pelas paisagens e pelas coisas tipicamente tocantinenses.

Biografia do Autor

Angelita Gomes Fontenele Rodrigues da Cunha, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Doutoranda em Linguística e Literatura. Universidade Federal do Norte do Tocantins – UFNT. Mestra em Letras (Profletras - UFT 2020); Graduada em Letras (UFPI), É professora de Língua Portugesa da Escola Municipal Santa Filomena em Teresina PI.  

Davi Pereira Gomes, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Doutorando em Linguística e Literatura (PPGLLIT-UFNT). Mestre em Linguística e Literatura (PPGL/UFNT), bolsista CAPES. Graduado em Letras-Língua portuguesa e suas respectivas literaturas (UFT).

Eliane Cristina Testa, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)
Pós-doutorado com ênfase em etnopoesia, poesia Apinayé/Português, poesia indígena - PPGL/UFT (2019-2020). Doutorado em Comunicação e Semiótica (PUC/SP – 2015). Mestrado em Letras pela (UEL/PR – 2002). É professora de Literatura Portuguesa do Curso de Letras, da Universidade Federal do Tocantins /UFT/Câmpus de Araguaína.
Walace Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Pós-doutor pela Universidade de Brasília – UnB/POSLIT (2018-2019). Doutor em Humanidades, mestre em Estudos Latino-Americanos e Ameríndios e mestre em História da Arte Moderna e Contemporânea pela Universiteit Leiden (Países Baixos). Licenciado pleno em Educação Artística pela UERJ, com complementação pedagógica em Letras/Português e em Pedagogia. Professor da Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT. Docente do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal do Norte do Tocantins-PPGLLit/UFNT.

Referências

ANDERSON, Benedict. Comunidades imaginadas. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
BARTHES, Roland. Aula: aula inaugural da cadeira de semiologia literária do Colégio de França, pronunciado dia 7 de janeiro de 1977. São Paulo: Cultrix, 2007.
BOURDIEU. Pierre. O poder Simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.
CANDIDO, Antonio. Caderno de análise literária. São Paulo: Editora Ática: 1999.
CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. 9º ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre o azul, 2006.
CANDIDO, Antonio. O direito a literatura. Vários escritos.3. ed. São Paulo: Duas Cidades, 1995.
CAVALCANTE, Luciano Marcos Dias. Poesia, o que é e para que serve? Leitura de poemas de Drumond, Emílio Moura, Jorge de Lima, Mário Faustino e Chico Buarque de Holanda. Cotia/SP: Editora Cajuína, 2021.
MOISÉS, Carlos Felipe. Poesia para que? A função social da poesia e do poeta. São Paulo: Editora Unesp, 2019.
OLIVEIRA, Silvana. Análise de textos literários: poesia. Curitiba: Inter Saberes, 2017.
PAZ, Octavio. O arco e a lira. Tradução de Olga Savary. 2º ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982.
MELO, Márcio Araújo de. Literatura no Tocantins. Revista São Luís Orione online, Araguaína-TO, volume 1, nº15, jan/jun, 2020.ISSN 2446-5062
RIBEIRO, José. Manuel Sanches da Cruz. O processo de formação da literatura no Tocantins. Revista Querubim. Ano. 17. mar. 2021.
RODRIGUES, Walace; SOARES FILHO, Antônio Coutinho; DO VALE, Márcia Sepúlvida; MENEZES, Marleno Chaves. Reflexões sobre memórias como rupturas na poesia de Cora Coralina e Adélia Prado. Revista AGON – Ἀγών. UFRGS, v. 3, nr. 7, p. 11-31, 2023.
RODRIGUES, Walace; RIBEIRO, José Manoel Sanches da Cruz. Poetas professores na literatura produzida no Tocantins. Revista Humanidades e inovações. V.7, n.15. 2020.
SILVA, Luiza Helena Oliveira da. O que sobrou do tempo. 1ªed. Gurupi: Editora Veloso. 2021.
SILVA, Luiza Helena Oliveira da. Solau do mal de Amor. Palmas: EDUFT, 2016.
Publicado
2025-02-18