GORDOFOBIA FAMILIAR, GORDOFOBIA MÉDICA, GORDOFOBIA RELACIONAL, GORDOFOBIA ESCOLAR: A ANÁLISE DE DISCURSO E O PAPEL DO ADVÉRBIO NA IDENTIFICAÇÃO DA DISCRIMINAÇÃO AOS CORPOS GORDOS

Palavras-chave: Gordofobia. Advérbio. Escola básica

Resumo

O artigo apresentado traz um recorte da pesquisa-ação realizada com servidores e estudantes dos últimos anos do Ensino Fundamental do Colégio Pedro II, Campus São Cristóvão II, no Rio de Janeiro. Através de entrevistas semiestruturadas com docentes e servidores técnicos e utilizando a Análise Crítica de Discurso como método de análise, o uso de advérbios pelos entrevistados foi utilizado como balizador atenuante ou agravador de sentido em seus depoimentos, trazendo à tona mensagens implícitas ou “não ditas”. Como parte da Fase Diagnóstica da Pesquisa-ação, a Análise de Discurso trouxe dados capazes de proporcionar uma classificação entre os diferentes tipos de gordofobia sofridos ou percebidos pelos entrevistados, como a Gordofobia Familiar, a Gordofobia Médica, a Gordofobia Relacional e a Gordofobia Escolar, além de atender ao primeiro objetivo específico da pesquisa, que almeja descobrir como se dão as percepções desses profissionais em relação aos corpos gordo e sua postura junto aos estudantes.

 

Biografia do Autor

Analu Steffen, FIOCRUZ - Colégio Pedro II

Doutora em Ensino em Biociências e Saúde pela FIOCRUZ – Instituto Oswaldo Cruz (IOC), Mestre em Arte e Cultura Contemporânea pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Graduada em Educação Artística – Habilitação em Artes Plásticas pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP). É professora de Artes Visuais no Colégio Pedro II. 

Paulo Pires de Queiroz, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutor em Filosofia e Humanidades pela Columbia Pacific University nos Estados Unidos, Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor e Pesquisador Associado da Faculdade de Educação na Universidade Federal Fluminense. Professor e Pesquisador Permanente no Programa de Mestrado e Doutorado PGEBS - Ensino em Biociências e Saúde da FIOCRUZ. Professor e Pesquisador Permanente no Mestrado em Diversidade e Inclusão - CMPDI/UFF e no Doutorado em Ciências, Tecnologias e Inclusão - PGCTIn/UFF.

 

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Publicado
2025-01-24