GORDOFOBIA FAMILIAR, GORDOFOBIA MÉDICA, GORDOFOBIA RELACIONAL, GORDOFOBIA ESCOLAR: A ANÁLISE DE DISCURSO E O PAPEL DO ADVÉRBIO NA IDENTIFICAÇÃO DA DISCRIMINAÇÃO AOS CORPOS GORDOS
Resumo
O artigo apresentado traz um recorte da pesquisa-ação realizada com servidores e estudantes dos últimos anos do Ensino Fundamental do Colégio Pedro II, Campus São Cristóvão II, no Rio de Janeiro. Através de entrevistas semiestruturadas com docentes e servidores técnicos e utilizando a Análise Crítica de Discurso como método de análise, o uso de advérbios pelos entrevistados foi utilizado como balizador atenuante ou agravador de sentido em seus depoimentos, trazendo à tona mensagens implícitas ou “não ditas”. Como parte da Fase Diagnóstica da Pesquisa-ação, a Análise de Discurso trouxe dados capazes de proporcionar uma classificação entre os diferentes tipos de gordofobia sofridos ou percebidos pelos entrevistados, como a Gordofobia Familiar, a Gordofobia Médica, a Gordofobia Relacional e a Gordofobia Escolar, além de atender ao primeiro objetivo específico da pesquisa, que almeja descobrir como se dão as percepções desses profissionais em relação aos corpos gordo e sua postura junto aos estudantes.
Referências
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