POSSIBILIDADES DO MOOC COMO FORMAÇÃO DOCENTE PARA AS RELA-ÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA PERSPECTIVA DECOLONIAL

Palavras-chave: Formação Docente. Decolonialidade. Relações Étnico-Raciais. MOOC.

Resumo

O presente artigo é resultado de uma pesquisa e da elaboração de um produto educacional em um programa de mestrado profissional. Esse estudo surgiu da necessidade de reconhecer e de valorizar a diversidade étnico-racial que compõe a sociedade brasileira. Nesse sentido, realizamos uma formação docente em educação para as relações étnico-raciais, em uma perspectiva decolonial, para professores das diversas áreas do conhecimento, que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental, por meio de um curso MOOC (do inglês, Massive Open Online Courses), com a carga horária de 60h. Percebemos que nosso estudo, desenvolvido com a oferta do curso MOOC, atingiu muitos docentes, uma vez que em menos de dois meses de seu início, em setembro de 2022, mais de 200 professores haviam acessado o curso e boa parte deles logo o concluiu. Enviamos um questionário a esses docentes e através da análise das respostas, que faremos neste artigo, observamos que contribuímos no sentido de provocar novas relações étnico-raciais.

Biografia do Autor

André Mendes Gomes, Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)

Mestre em Ensino de Humanidades pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades - PPGEH – IFES.

Aldieris Braz Amorim Caprini, Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)

Pós- Doutor em Educação pela USP, Doutor em Educação (Currículo) pela PUC/SP, Mestre em História pela Universidade Federal do Espírito Santo e Licenciado em História pela Faculdade São Camilo-ES. Docente/Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades - PPGEH – IFES.

Referências

ANDRADE, Marcos Vinícius Mendonça; SILVEIRA, Ismar Frango. Panorama da Aplicação de Massive Open Online Course (MOOC) no Ensino Superior: Desafios e Possibilidades. EaD em Foco, 6 (3), 2016.
BAKHTIN, Mikhail. Metodologia das ciências humanas. In: BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003, p. 393-410.
BATTESTIN, Vanessa; SANTOS, Pollyanna. Modelo ADDIEM. Processo e Modelos de Documentos para Cursos Abertos MOOC. Espírito Santo: Cefor/Ifes, 2019. Disponível em: http://bit.ly/ADDIEM. Acesso em: 04 fev. 2023.
BATTESTIN, Vanessa; SANTOS, Pollyanna. ADDIEM - Um Processo para Criação de Cursos EaD em Foco, v. 12, p. 1-17, 2022. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1648. Acesso em: 08 abr. 2023.
BRASIL, Ministério da Educação/Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília, 2004.
CAPRINI, Aldieris Braz Amorim. Formação contínua na perspectiva da diversidade étnico-racial: diálogo entre o Instituto Federal do Espírito Santo e os docentes da educação básica da rede pública. Relatório de pesquisa (Pós-Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 25. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
GOMES, André Mendes. Formação docente para as relações étnico-raciais, educação e decolonialidade: MOOC como proposta formativa. 2022. 89 p. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, 2022. Disponível em: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2732. Acesso em: 08 de abril de 2023.
GOMES, Nilma Lino. Diversidade Étnico-racial, inclusão e equidade na educação brasileira: desafios, políticas e práticas. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 27, p. 109-121, 2011.
OLIVEIRA, Luiz Fernandes de. Histórias da África e dos africanos na escola: as perspectivas para a formação dos professores de história quando a diferença se torna obrigatoriedade curricular. 2010. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
Publicado
2024-09-20