POSSIBILIDADES DO MOOC COMO FORMAÇÃO DOCENTE PARA AS RELA-ÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA PERSPECTIVA DECOLONIAL

Résumé

O presente artigo é resultado de uma pesquisa e da elaboração de um produto educacional em um programa de mestrado profissional. Esse estudo surgiu da necessidade de reconhecer e de valorizar a diversidade étnico-racial que compõe a sociedade brasileira. Nesse sentido, realizamos uma formação docente em educação para as relações étnico-raciais, em uma perspectiva decolonial, para professores das diversas áreas do conhecimento, que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental, por meio de um curso MOOC (do inglês, Massive Open Online Courses), com a carga horária de 60h. Percebemos que nosso estudo, desenvolvido com a oferta do curso MOOC, atingiu muitos docentes, uma vez que em menos de dois meses de seu início, em setembro de 2022, mais de 200 professores haviam acessado o curso e boa parte deles logo o concluiu. Enviamos um questionário a esses docentes e através da análise das respostas, que faremos neste artigo, observamos que contribuímos no sentido de provocar novas relações étnico-raciais.

Bibliographies de l'auteur

André Mendes Gomes, Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)

Mestre em Ensino de Humanidades pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades - PPGEH – IFES.

Aldieris Braz Amorim Caprini, Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)

Pós- Doutor em Educação pela USP, Doutor em Educação (Currículo) pela PUC/SP, Mestre em História pela Universidade Federal do Espírito Santo e Licenciado em História pela Faculdade São Camilo-ES. Docente/Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades - PPGEH – IFES.

Références

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Publiée
2024-09-20