PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE ESTRATÉGIAS E RECURSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CURSO REMOTO EXTRACURRICULAR

Palavras-chave: Ensino Remoto. Estratégias de Ensino. Recursos Didáticos.

Resumo

Este artigo se alinha com as diferentes produções que abordam os desafios impostos pela pandemia do Coronavírus (SARS-CoV-2) no ensino remoto da educação básica e no ensino superior. O texto tem como base as discussões sobre metodologia de ensino, estratégias de ensino e outros tópicos relacionados à didática e ao ensino remoto. Com uma abordagem qualitativa de pesquisa, o artigo descreve as percepções que estudantes do ensino médio tiveram em relação às estratégias, ferramentas e recursos utilizados em dois cursos remotos extracurriculares, com foco na produção de redação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os questionários analisados mostram que na percepção dos estudantes as atividades síncronas, como aula síncrona e encontro de correção de atividades, são consideradas mais produtivas do que videoaulas, outros vídeos e podcasts. A compreensão da percepção dos estudantes pode contribuir para a reflexão sobre as estratégias e recursos utilizados no processo de ensino-aprendizagem. 

Biografia do Autor

Taynara Cerqueira Araujo , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Graduada em Letras pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). É colaboradora externa do projeto de extensão “Letramento-acadêmico profissional: ações para a formação docente inicial e continuada” (LAP/UFRB).

Jakeline Semechechem, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Doutora e mestre em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). É professora do curso de Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

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Publicado
2024-08-12