PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO ESTUDO DA MATEMÁTICA

Palavras-chave: Matemática. Pensamento computacional. Defasagem.

Resumo

Este estudo apresenta uma sequência didática que visa introduzir o pensamento computacional no ambiente da sala de aula, as atividades propostas estão em consonância com as normativas da BNCC. Diante de um problema que cada vez mais preocupa a comunidade escolar, o baixo desempenho nas avaliações relativas às disciplinas da área de exatas e os crescentes índices de desistência dos respectivos cursos nas instituições superiores, a possibilidade de intervir no processo de aprendizagem, estimular os alunos a participar do seu próprio processo de aprendizagem e utilizar novos métodos tecnológicos. Trabalhar com pensamento computacional no ambiente escolar proporciona aos alunos uma melhor interação com os conteúdos matemáticos, mas antes de pensar nessa metodologia é importante desmistificar o processo e preparar os professores de modo a incluir nas suas rotinas atividades lúdicas e atrativas. O conceito de pensamento computacional pode ser dividido em duas características plugadas e desplugadas.

Biografia do Autor

Joelson Porto Sales Júnior, UNICARIOCA

Graduado em Ciências da Computação (pela UGF), Docente em Matemática e Informática (pela AVM) e Pós-Graduado em Especilização Matemática (pelo CPII). Atualmente é professor nas Prefeituras de Resende e Itatiaia.

Victor Gonçalves Gloria Freitas, UniCarioca

Doutor em Engenharia Nuclear pela COPPE/UFRJ. Mestre em Ciências Nucleares pelo IEN/CNEN. Professor do Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação pelo Centro Universitário Carioca (Unicarioca). 

Jorge Eduardo Mansur Serzedello, UniCarioca

Doutor em computação no Programa de Pós-graduação em Informática (PPGI) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Novas Tecnologias Digitais na Educação pela Unicarioca/RJ. Doutorando em Gestão de Sistemas Complexos no Programa de Pósgraduação em Informática pela UFRJ. Atualmente é Coordenador de Tecnologia da Informação do Observatório Nacional / MCTI.

Referências

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Publicado
2024-10-23
Seção
Artigos