PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO ESTUDO DA MATEMÁTICA

Abstract

Este estudo apresenta uma sequência didática que visa introduzir o pensamento computacional no ambiente da sala de aula, as atividades propostas estão em consonância com as normativas da BNCC. Diante de um problema que cada vez mais preocupa a comunidade escolar, o baixo desempenho nas avaliações relativas às disciplinas da área de exatas e os crescentes índices de desistência dos respectivos cursos nas instituições superiores, a possibilidade de intervir no processo de aprendizagem, estimular os alunos a participar do seu próprio processo de aprendizagem e utilizar novos métodos tecnológicos. Trabalhar com pensamento computacional no ambiente escolar proporciona aos alunos uma melhor interação com os conteúdos matemáticos, mas antes de pensar nessa metodologia é importante desmistificar o processo e preparar os professores de modo a incluir nas suas rotinas atividades lúdicas e atrativas. O conceito de pensamento computacional pode ser dividido em duas características plugadas e desplugadas.

Author Biographies

Joelson Porto Sales Júnior, UNICARIOCA

Graduado em Ciências da Computação (pela UGF), Docente em Matemática e Informática (pela AVM) e Pós-Graduado em Especilização Matemática (pelo CPII). Atualmente é professor nas Prefeituras de Resende e Itatiaia.

Victor Gonçalves Gloria Freitas, UniCarioca

Doutor em Engenharia Nuclear pela COPPE/UFRJ. Mestre em Ciências Nucleares pelo IEN/CNEN. Professor do Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação pelo Centro Universitário Carioca (Unicarioca). 

Jorge Eduardo Mansur Serzedello, UniCarioca

Doutor em computação no Programa de Pós-graduação em Informática (PPGI) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Novas Tecnologias Digitais na Educação pela Unicarioca/RJ. Doutorando em Gestão de Sistemas Complexos no Programa de Pósgraduação em Informática pela UFRJ. Atualmente é Coordenador de Tecnologia da Informação do Observatório Nacional / MCTI.

References

Referências

BASSO, Murilo. Como no século 19: nossas salas de aula pararam no tempo. Gazeta do Povo, Curitiba, PR, set. 2017. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/educacao/como-no-seculo-19-nossas-salas-de-aula-pararam-no-tempo-arjn56m7xzsmdid2inpnhu8cv/. Acesso em: 01 de setembro de 2023.

CAIUSCA, Alana. Raciocínio lógico. Educa+Brasil. Brasil, abr. 2019. Disponível em: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/matematica/raciocinio-logico. Acesso em: 03 de setembro de 2023.

CAMPUSVILLA. Campusvilla. Linguagem de programação para crianças, c2018. Pagina inicial. Disponível em: https://www.campusvilla.com.br/linguagem-de-programacao-para-criancas/#:~:text=%20Benef%C3%ADcios%20do%20ensino%20de%20linguagem%20de%20programa%C3%A7%C3%A3o,de%20uma%20linguagem%20de%20programa%C3%A7%C3%A3o%20para...%20More%20. Acesso em: 03 de setembro de 2023.

COSTA, Joelma Cerdeira; NUNES, Narciso Natividade; ARCHANJO, Paulo César Vieira. A relação professor/aluno e sua influência no processo de ensino e aprendizagem de matemática no ensino fundamental. Núcleo do Conhecimento, São Paulo, 2021. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/aprendizagem-de-matematica#:~:text=De%20maneira%20geral%2C%20o%20tratamento,import%C3%A2ncia%20para%20o%20processo%20educacional. Acesso em: 10 de setembro de 2023.

DISRUPTIVAS. Escolas. Pensamento computacional: saiba como aplicar à realidade das escolas, c2020. Página inicial. Disponível em: https://escolasdisruptivas.com.br/metodologias-inovadoras/pensamento-computacional/. Acesso em: 15 de setembro de 2023.

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASIL. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2020. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Educa%C3%A7%C3%A3o_matem%C3%A1tica_no_Brasil Acesso em: 20 de setembro de 2023.

FONTOURA, Juliana. Quais os desafios dos professores para incorporar as novas tecnologias no ensino. Revista Educação. São Paulo, edição 249, maio. 2018. Disponível em: https://revistaeducacao.com.br/2018/05/09/quais-os-desafios-dos-professores-para-incorporar-as-novas-tecnologias-no-ensino/ Acesso em: 25 de setembro de 2023.

GONTIJO, C. H.; FONSECA, M. G. O lugar do pensamento crítico e criativo na formação de professores que ensinam matemática. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 3, n. 3, 2020. DOI: 10.5335/rbecm.v3i3.11834. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/11834. Acesso em: 27 out. 2023. Acesso em: 05 de outubro de 2023.

HISTÓRIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA NO BRASIL. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2022. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_ensino_de_matem%C3%A1tica_no_Brasil Acesso em: 10 de outubro de 2023.

MEC. Ministério da Educação: Pisa 2018 revela baixo desempenho escolar em Leitura, Matemática e Ciências no Brasil, c2019. Página inicial. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/busca-geral/211-noticias/218175739/83191-pisa-2018-revela-baixo-desempenho-escolar-em-leitura-matematica-e-ciencias-no-brasil#:~:text=O%20maior%20estudo%20sobre%20educa%C3%A7%C3%A3o,pa%C3%ADses%20que%20participaram%20da%20avalia%C3 Acesso em: 15 de outubro de 2023.

SANTILLÁN-AGUIRRE, Juan Patricio et al. STEAM como metodologia ativa de aprendizagem no ensino superior. Pólo do Conhecimento , [Sl], v. 5, não. 8, pág. 467-492, ago. 2020. ISSN2550-682X. Disponível em: https://polodeltrabajo.com/ojs/index.php/es/article/view/1599 >. Data de acesso: 01 de outubro 2023 doi: http://dx.doi.org/10.23857/pc.v5i8.1599 .
Published
2024-10-23
Section
Artigos