A TECNOLOGIA ASSISTIVA NO CONTEXTO EDUCACIONAL ESCOLAR VOLTADA PARA O AUTISTA: A INCLUSÃO EM QUESTÃO

Palavras-chave: Tecnologia Assistiva. Autismo. Subjetividade. Inclusão.

Resumo

O presente trabalho tem por finalidade apresentar a Tecnologia Assistiva (TA) e abordar seus potenciais para o processo curricular, especificamente para o trabalho destinado à inclusão do autista, a partir, por outro lado, da problematização acerca da necessidade de aprofundamento acerca do autismo, o que também pode trazer subsídios para os contextos curriculares que acolhem educandos autistas. Atualmente, ainda falta conhecimento sobre TA, como também existe uma carência de propostas curriculares na formação de professores para lidar com alunos com necessidades especiais em Salas de Recursos Multifuncionais, em foco, com autistas, matriculados na escola comum. Isto se faz pertinente, visto que os estudos da Área de Educação trazem uma abordagem generalizante e superficial nesta especificidade. Dentre as categorias de TA, encontra-se o uso da Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA), que é uma tecnologia utilizada com sujeitos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no âmbito escolar, objeto desta pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC/UNEB). Para além dessa questão do uso da CAA (TA) em sujeitos com TEA, que está inserida no molde tecnicista, há também uma problematização referente à compreensão do Autismo do ponto de vista de uma abordagem da subjetividade, que considera a infraestrutura psíquica do autista, que faz um diferencial na questão diagnóstica e no encaminhamento clínico, o que extrapola o âmbito estritamente pedagógico e educacional escolar, contextualizada com as Tecnologias da Informação e Comunicação, e que redimensiona a compreensão dos potenciais da TA e da inclusão escolar da pessoa com autismo, bem como indicando possibilidades singulares para o acolhimento deste ser, em conformidade com sua singularidade.

Biografia do Autor

Rangel Cardoso Silva, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Linha de Pesquisa: Educação, Currículo e Processos Tecnológicos e membro do Grupo de Pesquisa Educação e Humanidades - UMANITÀ / CNPq. Graduado em Letras pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Arnaud Soares de Lima Junior, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Doutor em Educação pela UFBA. Professor Pleno da UNEB. Docente Permanente do PPGEduC. Membro Fundador do Instituto Freudiano e Clínica Psicanalítica (IFCP/UNEB). Orientador da pesquisa objeto deste artigo.

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Publicado
2024-08-20
Seção
Artigos