DESENVOLVIMENTO DA HABILIDADE ORAL EM LÍNGUA ESPANHOLA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: ANÁLISE À LUZ DA PERSPECTIVA LINGUÍSTICA E COMUNICATIVA

Palavras-chave: Ensino de espanhol. Habilidade de produção oral. Educação a Distância.

Resumo

Este estudo, de natureza qualitativa e aplicada, investiga o desenvolvimento da habilidade de produção oral em língua espanhola, por meio da aplicação de um curso na modalidade a distância. Foi realizado por meio de um estudo de caso, com estudantes de duas instituições federais de ensino. A avaliação das atividades foi realizada por meio de uma rubrica, com ênfase em três critérios: vocabulário, pronúncia e coerência e coesão. Também foram avaliados, por meio de um questionário, os aspectos que propiciaram o desenvolvimento da produção oral desses alunos, cuja interpretação foi amparada pelo método de Análise de Conteúdo. Os resultados destacam entre as principais contribuições para o desenvolvimento da oralidade, a prática de diferentes atividades linguísticas orais na modalidade a distância, a construção da autonomia (tecnológica), e o fomento à consciência linguística, à interação, à colaboração, ao compartilhamento e ao feedback ágil, corretivo e reflexivo.

Biografia do Autor

Iandra Maria Weirich da Silva Coelho, Instituto Federal do Amazonas (IFAM)

Doutora em Linguística. Professora Titular do Instituto Federal do Amazonas, Campus Manaus Centro, Amazonas, Brasil.

Kamila Freire de Oliveira, Instituto Federal do Amazonas (IFAM)

Mestra em Ensino Tecnológico. Professora do Instituto Federal do Amazonas, Campus São Gabriel da Cachoeira, Amazonas, Brasil.

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Publicado
2024-08-12