DESENVOLVIMENTO DA HABILIDADE ORAL EM LÍNGUA ESPANHOLA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: ANÁLISE À LUZ DA PERSPECTIVA LINGUÍSTICA E COMUNICATIVA
Resumen
Este estudo, de natureza qualitativa e aplicada, investiga o desenvolvimento da habilidade de produção oral em língua espanhola, por meio da aplicação de um curso na modalidade a distância. Foi realizado por meio de um estudo de caso, com estudantes de duas instituições federais de ensino. A avaliação das atividades foi realizada por meio de uma rubrica, com ênfase em três critérios: vocabulário, pronúncia e coerência e coesão. Também foram avaliados, por meio de um questionário, os aspectos que propiciaram o desenvolvimento da produção oral desses alunos, cuja interpretação foi amparada pelo método de Análise de Conteúdo. Os resultados destacam entre as principais contribuições para o desenvolvimento da oralidade, a prática de diferentes atividades linguísticas orais na modalidade a distância, a construção da autonomia (tecnológica), e o fomento à consciência linguística, à interação, à colaboração, ao compartilhamento e ao feedback ágil, corretivo e reflexivo.
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