EDUCAÇÃO INFANTIL EM FOCO: A CAPOEIRA E O MACULELÊ COMO ELEMENTO METODOLÓGICO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Palavras-chave: Educação. Capoeira. Maculelê. Alfabetização e Letramento.

Resumo

O presente relato de experiência discorrerá sobre a relevância da capoeira e maculelê como elemento metodológico nas ações pedagógicas, contidas no projeto que aconteceram de julho a setembro, ocorreu numa creche periférica na cidade de Barra do Garças MT. Teve como metodologia a apresentação contextualizada da temática por meio de livros, vídeos, jogos, cantigas. Com o objetivo maior utilizar a capoeira e o maculelê como recurso de ensino da leitura e escrita por meio do tempo, ritmo e espaço. Sendo os específicos: a percepção sobre a diversidade musical brasileira; identificar o uso dos instrumentos musicais na música voltada para capoeira; aprender sobre a musicalidade brasileira (Mato Grosso, Barra do Garças e Afro-brasileira); aproximar os alunos da música brasileira e o explorar o corpo humano como gerador de tempo; ritmo e espaço. Diante disso, os resultados esperados foram alcançados, o avanço no aprendizado, interações e brincadeiras, aconteceram de forma positiva.

 

Biografia do Autor

Regina Silva Bonfim, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Especialista em Psicopedagogia. Atua na Secretaria Municipal de Educação de Barra do Garças/MT.

Warley Carlos de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor na Universidade Federal de Mato Grosso/Campus Araguaia (UFMT). 

Vânia Ribeiro de Matos Donato, Secretaria Municipal de Educação de Barra do Garças/MT

Especialista em Interdisciplinaridade Educacional. Atua na Secretaria Municipal de Educação de Barra do Garças/MT.

Silvana da Silva Campos, Secretaria Municipal de Educação de Barra do Garças/MT

Especialista em Literatura e História: interfaces regionais pela Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT. Atua na Secretaria Municipal de Educação de Barra do Garças/MT. 

Referências

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Publicado
2024-08-20
Seção
Relatos de Experiência