EDUCAÇÃO INFANTIL EM FOCO: A CAPOEIRA E O MACULELÊ COMO ELEMENTO METODOLÓGICO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Abstract
O presente relato de experiência discorrerá sobre a relevância da capoeira e maculelê como elemento metodológico nas ações pedagógicas, contidas no projeto que aconteceram de julho a setembro, ocorreu numa creche periférica na cidade de Barra do Garças MT. Teve como metodologia a apresentação contextualizada da temática por meio de livros, vídeos, jogos, cantigas. Com o objetivo maior utilizar a capoeira e o maculelê como recurso de ensino da leitura e escrita por meio do tempo, ritmo e espaço. Sendo os específicos: a percepção sobre a diversidade musical brasileira; identificar o uso dos instrumentos musicais na música voltada para capoeira; aprender sobre a musicalidade brasileira (Mato Grosso, Barra do Garças e Afro-brasileira); aproximar os alunos da música brasileira e o explorar o corpo humano como gerador de tempo; ritmo e espaço. Diante disso, os resultados esperados foram alcançados, o avanço no aprendizado, interações e brincadeiras, aconteceram de forma positiva.
References
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular/Ministério da Educação/Secretaria Executiva/ Secretaria da Educação Básica/ Conselho Nacional de Educação. Brasília.2017.Disponível em:https://www.google.com/search?q=Base+Nacional+Comum+Curricular%2FMinist%C3%A9rio+da+Educa%C3%A7%C3%A3o%2FSecretaria+Executiva%2F+Secretaria. Acesso em: 31 de janeiro de 2023
BRASIL. Documento de Referência Curricular para as Escolas do Sistema Municipal de Ensino de Barra do Garças-MT (DRC/BG-MT).Disponível em: https://sites.google.com/view/bnccmt/educa%C3%A7%C3%A3o-infantil-e-ensino-fundamental/documento-de-refer%C3%AAncia-curricularparamatogrosso?pli=1. Acesso em:01 de fevereiro de 2023.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 23 de setembro de 2023.
BLOG. P. História e influência cultural dos africanos no Brasil. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=zEjkRvwVTSE. Acesso em: 16 de abril de 2023.
BREDA, O. A Capoeira como prática educativa transformadora. Anais do I Seminário de Educação e População Negra. Niterói: Penesb/UFF, 2005. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/10/32/a-capoeira-como-praacutetica-educativa-transformadora. Acesso em: 21/12/2020.
DEMO, Pedro. Ser professor: é cuidar que o aluno aprenda. Porto Alegre: Mediação,
2011.
LEONTIEV. A; VYGOTSKY. L.S; LURIA. A.R. Psicologia e pedagogia: Bases psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento. Tradução: Rubens E. Frias. Editora Moraes, 1991.
LEOPOLDINO. E. R; CHAGAS A. S. Relato de uma experiência Maculelê: Vivência e saberes um corpo brincante. Disponível em: https://www.google.com/search?q=RELATO+DE+UMA+EXPERI%C3%8ANCIA+MACULEL%C3%8A%3A+VIV%C3%8ANCIA+E+SABERES+DE+UM+CORPO+BRINCANTE&oq=RELATO+DE+UMA+EXPERI%C3%8ANCIA+MACULEL%C3%8A%3A+VIV%C3%8ANCIA+E+SABERES+DE+UM+CORPO+BRINCANTE&gs_lcrp=EgZjaHJvbWUyBggAEEUYOdIBCTI4MDlqMGoxNagCALACAA&sourc. Acesso em 16 de 2018.
MACHADO. A. M. Menina bonita do laço de fita. 9 ed.- São Paulo: Ática, 2011.
QUERINO M. História do Maculelê. Disponível em: www.senzala.org/história. Acesso em: 10 de janeiro de 2020.
NASCIMENTO, Abdias do. O Genocídio do Negro Brasileiro: processo de um racismo mascarado. 3°ed. São Paulo: Perspectivas, p.139, 2016.
RAMOS. L. Caderno de rimas do João. 1 ed.- Rio de Janeiro: Pallas, 2016.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).








