RETRATO DAS PESQUISAS CIENTÍFICAS SOBRE BULLYING HOMOFÓBICO NO BRASIL

Palavras-chave: Bullying. Homofobia. Violência escolar.

Resumo

A homofobia no contexto brasileiro repercute diretamente na vida de vários indivíduos, os quais são vítimas de violência, em relação a sua orientação sexual e identidade de gênero. Contudo, como é demonstrado na literatura específica sobre o tema, o problema do preconceito, da homofobia e do bullying pode estar diretamente relacionado à questão da educação sobre relações de gênero, adicionalmente evidenciando a escassez de produções científicas acerca do bullying homofóbico em comparação a outras temáticas. Com isto, esta pesquisa de revisão objetivou apresentar um panorama nacional e internacional das experiências escolares de estudantes LGBT sobre a homofobia. Os resultados obtidos apresentam um quadro lamentável, onde o ambiente educacional ainda se configura como um espaço permeado por opressões, discriminações e preconceitos.

Biografia do Autor

Francisco de Jesus Neves, Universidade de Brasília (UnB)

Doutorando em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar (UnB), Mestre em Psicologia (UFGD), Especialista em Sexologia Clínica (Formação de Sexólogo Clínico) (EBMSP), Especialista em Terapia Comportamental (UNIJORGE), Graduado em Psicologia (UNIJORGE), Licenciado em Pedagogia (UNIASSELVI).

Clebson Velasque Nogueira, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Mestre em Educação (UFGD), Especialista em Educação Especial (FAVENI), Graduado em Educação Física-Licenciatura (UFGD), Graduado em Pedagogia. 

Gustavo Levandoski, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Pós-Doutor em Saúde Pública (UEPG), Doutor em Educação Física (UFPR), Mestre em Ciências do Movimento Humano (UDESC), Graduado em Pedagogia (UNINTER), Graduado em Educação Física (UEPG). Atualmente é Vice-diretor da Faculdade de Educação (FAED-UFGD), Professor nos cursos de graduação em Educação Física, Pedagogia e Licenciatura Indígena (Teko Arandu), Educação Física EaD; na pós-graduação Mestrado e Doutorado em Educação (PPGEdu-UFGD).

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Publicado
2024-12-09