ENTRE SILÊNCIOS E SUSSURROS: LGBTQIAPN+FOBIA EM ESCOLAS MILITARES/MILITARIZADAS

Palavras-chave: Gêneros e sexualidades. LGBTQIAPN fobia. Escolas Militares/Militarizadas. Inclusão.

Resumo

A presença de LGBTQIAPN+fobia nas escolas militares/militarizadas é uma questão preocupante e merece atenção. Nosso objetivo é analisar as reportagens publicadas de 2016 a 2023, que abordam casos de discriminação e preconceito dirigidos às pessoas LGBTQIAPN+ nesses ambientes. Para análise, desenvolvemos uma abordagem descritiva-interpretativa, apresentada de forma detalhada em texto dissertativo. Como aporte teórico, mobilizamos os estudos de Butler (2002; 2018), Hooks (2013; 2019) e Foucault (1996; 1997 e 2017). Os dados das entrevistas foram interpretados com o auxílio da Análise Textual Discursiva (ATD) (Moraes e Galiazzi, 2016), possibilitando uma análise das narrativas e discursos sobre a LGBTQIAPN+fobia. A análise das reportagens ressaltou a importância de políticas educacionais e programas de conscientização específicos para abordar a LGBTQIAPN+fobia. A criação de ambientes escolares seguros e acolhedores é fundamental para garantir que o corpo discente possa aprender e se desenvolver plenamente, livre do medo e da discriminação.

Biografia do Autor

Jhonatan Wendell Tavares Ferreira, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Gestão do Ensino da Educação Básica (PPGEEB) na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e atualmente, exerce a função de docente externo no âmbito do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), vinculado à Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Heriverto Nunes Mendonça Júnior, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Gestão do Ensino da Educação Básica (PPGEEB) na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Kelly Almeida de Oliveira, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática pela REAMEC/UFMT (2022). Atualmente é Professora Adjunta - Nível 2 da UFMA em Codó e Professora Colaboradora do Programa de Pós-graduação em Gestão da Educação Básica no Centro de Ciências Sociais - UFMA; Coordenadora do Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Fundamental (UFMA/Codó).

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Publicado
2024-12-09