ENTRE SILÊNCIOS E SUSSURROS: LGBTQIAPN+FOBIA EM ESCOLAS MILITARES/MILITARIZADAS
Abstract
A presença de LGBTQIAPN+fobia nas escolas militares/militarizadas é uma questão preocupante e merece atenção. Nosso objetivo é analisar as reportagens publicadas de 2016 a 2023, que abordam casos de discriminação e preconceito dirigidos às pessoas LGBTQIAPN+ nesses ambientes. Para análise, desenvolvemos uma abordagem descritiva-interpretativa, apresentada de forma detalhada em texto dissertativo. Como aporte teórico, mobilizamos os estudos de Butler (2002; 2018), Hooks (2013; 2019) e Foucault (1996; 1997 e 2017). Os dados das entrevistas foram interpretados com o auxílio da Análise Textual Discursiva (ATD) (Moraes e Galiazzi, 2016), possibilitando uma análise das narrativas e discursos sobre a LGBTQIAPN+fobia. A análise das reportagens ressaltou a importância de políticas educacionais e programas de conscientização específicos para abordar a LGBTQIAPN+fobia. A criação de ambientes escolares seguros e acolhedores é fundamental para garantir que o corpo discente possa aprender e se desenvolver plenamente, livre do medo e da discriminação.
References
Bento, Berenice. O que é transexualidade. São Paulo: Brasiliense, 2008.
Borrillo, Daniel. Homofobia: história e crítica de um preconceito. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
Brasil, Ministério da Educação, Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Brasília, MEC/SEF (1998).
Butler, Judith. Cuerpos que importan: sobre los limites materiales y discursivos del “sexo”. Buenos Aires: Paidós, 2002.
Butler, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Tradução de Renato Aguiar. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2018.
Butler, Judith. Undoing gender. New York: Routledge, 2004.
Castro, Mary Garcia; Abramovay, Miriam; Silva, Lorena Bernadete da. Juventude e sexualidade. Brasilia: Unesco Brasil, 2004.
Foucault, Michel. A ordem do Discurso; Tradução de Laura Fraga Sampaio. 3ª ed. São Paulo: Loyaola. 1996.
Foucault, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão; tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis, 16ª ed. Vozes. 1997.
Foucault, Michel. Microfísica do poder; tradução de Roberto Machado. (5ª ed.). Paz e Terra. 2017.
Garraio, Júlia; Toldy, Teresa. “Ideologia de género”: origem e disseminação de um discurso antifeminista. Mandrágora, v.26, n. 1, p. 129-155. 2020. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/MA/article/view/10283. Acesso em: 12 set. 2023.
Goffman, Erving. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Márcia Bandeira de Mello Leite Nunes (Trad.). Rio de Janeiro: LTC, 1975.
Hooks, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Tradução de Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
Hooks, Bell. Anseios: raça, gênero e políticas públicas. Tradução Jamille Pinheiro. São Paulo: Elefante, 2019.
Isay, Richard A. Tornar-se gay, o caminho da auto-aceitação. São Paulo: GLS, 1998
Lauretis, Teresa De. A tecnologia do gênero. Tradução de Suzana Funck. In: Hollanda, Heloisa (Org.). Tendências e impasses: o feminismo como crítica da cultura. Rio de Janeiro: Rocco, p. 206-242. 1994.
Louro, Guacira Lopes. Segredos e mentiras do currículo: sexualidade e gênero nas práticas escolares. Rio de Janeiro: Vozes, 2000.
Mendonça Junior, Heriverto Nunes. Vim por Mar, Vim por Terra: a performance ritual do tambor de mina do Ilê Axé Ogum Sogbô. Monografia (Licenciatura em Teatro). Universidade Federal do Maranhão. p. 80. 2011.
Meyer, Ilan H. Prejudice, social stress, and mental health in lesbian, gay, and bisexual populations: Conceptual issues and research evidence. Psychological Bulletin, 2003.
Miskolci, Richard. A teoria queer e a sociologia: o desafio de uma analítica da normalização. Sociologias, Porto Alegre, v. 11, n. 21, p. 150-182. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/soc/n21/08.pdf. Acesso em: 08 set. 2023.
Moraes, Roque; Galiazzi, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva: Processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação, v.12, n. 1. P 117 – 128, 2016.
Nogueira, Jefferson Gomes. Educação Militar: Uma leitura da educação no sistema dos Colégios Militares do Brasil (SCMB). Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade federal de Mato Grosso do Sul. 2014. Disponível em: https://ppgedu.ufms.br/files/2017/06/Educa%C3%A7%C3%A3o-Militar-Uma-Leitura-da-Educa%C3%A7%C3%A3o-no-Sistema-dos-Col%C3%A9gios-Militares-do-Brasil-Scmb-Jefferson-Gomes-Nogueira.pdf. Acesso em: 09 set. 2023.
Olweus, Dan. Bullying at school: basic facts and effects of a school based intervention program. Journal of Child Psychology and Psychiatry. v. 35, p. 1171- 1190, 1994.
Olweus, Dan. Bullying at school: what we know and what we can do. Blackwell: Oxford. 1993.
Silva, Jackson Ronie Sá da. Homossexualidade, medicina e educação. São Leopoldo: Oikos, 2022.
Suplicy, Marta. Sexo se aprende na escola. São Paulo: Olho d’água, 1995. Revista Construir notícias – nº 25. 2005.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).