PROPOSTAS AVALIATIVAS DA ORALIDADE NO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS DO NOVO ENSINO MÉDIO

Palavras-chave: Ensino de Língua Portuguesa; Oralidade; Livro Didático; Processo avaliativo.

Resumo

A presente pesquisa analisa o processo avaliativo do eixo da oralidade proposto em livros didáticos da educação básica no ensino médio. De caráter qualitativo e documental, o estudo é baseado em autores como Marcuschi (2001, 2006), Dolz e Schneuwly (2004), Luckesi (1998), Hadji (2001), entre outros. Inicialmente foram delimitadas quais tipos de atividades de oralidade são propostas em uma coleção didática. Em seguida, o foco recaiu sobre o processo avaliativo, considerando tanto o Livro do Estudante quanto o Manual do Professor. Os resultados apontaram que a abordagem da oralidade nos livros didáticos é presente; mesmo que de modo ainda incipiente, há atividades que visam desenvolver habilidades orais. No que se refere à avaliação, a coleção lacunar, concentrando seus processos avaliativos no eixo produção escrita.

Biografia do Autor

Midian Rebeca Justino de Araujo, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Possui especialização em docência e gestão do ensino superior pela universidade Joaquim Nabuco (UNINABUCO), atualmente na especialização em educação especial. Possui graduação em Letras - Espanhol pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (2022). É assistente educacional de inclusão no colégio Fazer Crescer (CFC) em Recife. 

Ewerton Ávila dos Anjos Luna, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (PROLING/UFPB) com período sanduíche no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro (UA/Portugal). Fez graduação e mestrado em Letras na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), onde atua com a formação de professores de Português e com pesquisas na área de Linguagem e Ensino. Atualmente é coordenador da área de Letras do PIBID/UFRPE. É membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL/UFPE), do Núcleo de Estudos em Compreensão e Produção Interlinguísticas (NUCEPI/UFPE) e do Grupo de Estudos sobre a Historicidade dos Textos e Ensino de Língua (HISTEL).

Referências

Referências

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Publicado
2024-06-17
Seção
FLUXO CONTÍNUO - Artigos