DIDÁTICA INTERCULTURAL: POR UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DEMOCRÁTICA PARA OS IMIGRANTES NA ESCOLA PÚBLICA

Palavras-chave: imigrantes. Didática Intercultural. Educação Inclusive e Democrática.

Resumo

A escola é atravessada por diferentes questões raciais, culturais, de classe, entre outras que vêm se acentuando ainda mais com os múltiplos sujeitos que se entrecruzam no cotidiano escolar. O fluxo de estudantes imigrantes na escola brasileira traz à tona a questão de como essa instituição está lidando com a diversidade de pessoas, culturas, línguas e ideias. O trabalho com as diferenças culturais constitui um dos maiores desafios escolares, considerando paradoxalmente o seu caráter homogeneizador, padronizador e de controle. É frente a essa realidade que o campo da didática crítica vem se construindo, criando espaço de discussões que propõem diferentes alternativas para o ensino-aprendizagem. O presente artigo objetiva discutir como a escola pública pode proporcionar aos alunos imigrantes uma educação inclusiva e democrática na perspectiva da didática intercultural defendida por Vera Candau. Para tal este organizou-se mediante a um estudo bibliográfico de algumas obras da Vera Candau para entender seu conceito de interculturalidade e pensá-las na educação de alunos imigrantes no país. Entendendo que Candau defende as ações afirmativas de criação de acesso para permanência desse sujeito na escola além da valorização das culturas como oportunidade de enriquecer o currículo escolar. Em seguida buscamos alguns dados de OMIGRA (2020) para entender brevemente o fluxo migratório no Brasil. De acordo com a Candau (2008), a escola deve ser um espaço de formação de sujeitos múltiplos, portadores de vivências, saberes, linguagens e culturas diferentes, favorecendo o diálogo, o reconhecimento das culturas marginalizadas, o respeito mútuo e a construção de múltiplos saberes para uma formação integral dos alunos.

Biografia do Autor

Manael Ben Elshad Jennifer St Fort, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2021). Bolsista da Fapeg - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (2021). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás do campus de ciências socioeconômicas e humanas (2020). 

Miriam Fábia Alves, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutora em Educação pela UFMG- Universidade Federal de Minas Gerais. Pós-doutora pela Universidade de Sevilha/Espanha.

Referências

BRASIL. Lei Nº 13.445, de 24 de maio de 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13445.htm. Acesso em: 02 jul. 2022.

CANDAU, Vera. Educação descolonizadora: construindo caminhos. Revista nova américa, n. 149, p. 4-17, 2016. Disponível em: Acesso em: 02 jul. 2022.

CANDAU, Vera. LIVE DIDÁTICA INTERCULTURAL. Youtube (vídeo). 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=tP8LtzXID0c&list=PLTtVU0kdT_nI_i2vYJVBVMyeB6je_XcOS&index=3&t=58s. Acesso em: 30 jun. 2022.

CANDAU, Vera. Educação intercultural e práticas pedagógicas. In: SILVA, Marco; ZEN, Cláudio Orlando Costa do Nascimento; ZEN, Giovana Cristina (Orgs.). Didática - abordagens teóricas contemporâneas. Salvador: Edufba, 2019. p. 275-288.

CANDAU, Vera. Escola, didática e interculturalidade: desafios atuais. In: LIBÂNEO, José Carlos; SUANNO, Marilza Vanessa Rosa (Orgs.). Didática e Escola em uma sociedade complexa. Goiânia: CEPED, 2011. p. 13-34.

CAVALCANTI, L; OLIVEIRA, T.; MACEDO, M., Imigração e Refúgio no Brasil. Relatório Anual 2020. Série Migrações. Observatório das Migrações Internacionais; Ministério da Justiça e Segurança Pública/ Conselho Nacional de Imigração e Coordenação Geral de Imigração Laboral. Brasília, DF: OBMigra, 2020.

COTINGUIBA, M. L. P.; COTINGUIBA, G. C. Imigração haitiana para o Brasil: os desafios no caminho da educação escolar. Revista Pedagógica, Chapecó, v.17, n.33, p. 61-87, jul./dez. 2014. Disponível em: 2843-Texto do Artigo-10007-1-10-20150801.pdf. Acesso em: 10 mai 2022.

DECLARAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS, 1948. Disponível em: Microsoft Word - Declaração Universal dos Direitos Humanos.doc (oas.org). Acesso em: 02 jul. 2022.

FREITAS, Luiz Carlos. A reforma empresarial da educação: novas direitas velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

FREITAS, Luiz Carlos. Os reformadores empresariais da educação: da desmoralização do magistério à destruição do sistema público de educação. Educação e Sociedade, Campinas, v. 33, n. 119, p. 379-404, abr-jun. 2012.

MOREIRA, Antonio Flávio; CANDAU, Vera Maria (Orgs.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. 2 ed. Petropólis, RJ: Vozes, 2008.

MUNDO registrou cerca de 281 milhões de migrantes internacionais no ano passado. ONU News. 2021. Disponível em: https://news.un.org/pt/story/2021/12/1772272#:~:text=Pesquisar-,Mundo%20registrou%20cerca%20de%20281%20milh%C3%B5es%20de%20migrantes%20internacionais%20no,BR&text=OIM%20revela%20que%20Covid%2D19,%2C%20Timor%2DLeste%20e%20Mo%C3%A7ambique. Acesso em: 02 jul. 2022.

OLIVEIRA, Maria Rita Neto Sales; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de (Orgs.). A prática do ensino de didática no Brasil: introduzindo a temática. In: Alternativas no ensino da didática. Campinas, SP:Papirus.1997(Coleção Prática pedagógica). p. 7-18.

RUMO a um Pacto Global sobre Refugiados. UNHCR ACNUR Brasil. Agência Nacional ONU para refugiados. 2016. Disponível em: https://www.acnur.org/portugues/rumo-a-um-pacto-global-sobre-refugiados/. Acesso em: 02 jul. 2022.

SILVA, Rayna Sargem da; AZEVEDO, Jefferson Manhães de. Globalização e Educação: a integração entre a rede federal de educação profissional, científica e tecnológica e os processos migratórios no brasil no século XXI. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, n. 20, e10288, 2021 (CC BY 4.0) | ISSN 2447-1801 | DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2021.10288 *ana_henrique2,+10288-29319-1-LE.pdf
SUANNO, Marilza Vanessa Rosa. Entre brechas e bifurcações a didática segue em movimento e em contraposição ao neoliberalismo/neotecnicismo. Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 29, n. 3, jul./set., 2022. Disponível em: *19601-Texto do artigo-60448-1-10-20221001.pdf. Acesso em:26 maio 2023
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Didática: uma retrospectiva histórica. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Repensando a Didática. Campinas, SP: Papirus, 1991. p. 33-54.
Publicado
2024-10-04