O CONSTRUTO PRAXIOLOGIA EM E PARA A LINGUÍSTICA APLICADA CRÍTICA: UMA RELEITURA FREIREANA

Palavras-chave: Praxiologia. Linguística Aplicada Crítica. Paulo Freire

Resumo

Professores(as) e pesquisadores(as) de línguas têm utilizado cada vez mais a palavra praxiologia em seus estudos e discursos. Nesse sentido, objetivamos, com este artigo, discutir a origem do construto praxiologia e de seu propósito na e para Linguística Aplicada Crítica (LAC) a partir da (re)leitura freiriana. Desse modo, buscamos a articulação do termo praxeologia na literatura geral ao pensamento de Paulo Freire, destacando uma assemblagem do processo praxiológico para os estudos da LAC. O levantamento foi realizado de forma exploratória e qualitativa em literatura específica da área. Esta pesquisa de natureza exploratória com base em teses, dissertações, livros e capítulos, anais de congressos, artigos de periódicos publicados no Brasil, na área da LAC, nos últimos 5 anos, permite-nos compreender como a praxiologia freiriana tende a textualizar o modo pelo qual o(a) agente se movimenta (age) para transformar a realidade, especialmente, o(a) docente de línguas em seus contextos de atuação.

Biografia do Autor

Renata Mourão Guimarães, Instituto Federal de Brasília (IFB)

Licenciada em Letras Espanhol (UniCeub-Brasília) e especialista em Fundamentos do Ensino-Aprendizagem de Línguas (Universidad de León-Espanha). Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (UnB) e Doutora em Linguística, nessa mesma universidade. É docente de língua espanhola no Instituto Federal de Brasília (IFB), em Brasília – Distrito Federal. 

Dllubia Santclair, Secretaria de Educação do Estado de Goiás (SEDUC-GO)

Licenciada em Letras Português-Inglês (UEG – Campus Porangatu). Mestre em Educação Linguagem e suas Tecnologias (UEG – Campus Anápolis) e doutoranda em linguística pela Universidade de Brasília (UnB). É docente em língua inglesa na Secretaria de Estado de Educação de Goiás (SEDUC-GO). 

Kleber Aparecido da Silva, Universidade de Brasília (UnB)

Licenciado em Língua Inglesa pela Universidade Federal de Ouro Preto. Mestre em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista. Pós-doutor na Pen State University, USA. É docente na graduação em Letras e no Programa de pós-graduação em linguística da Universidade de Brasília (UnB).

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Publicado
2024-04-22