BEBÊS COMO LEITORES: A ENTRADA NO MUNDO DA LINGUAGEM

Palavras-chave: Bebês. Literatura Infantil. Educação Infantil. Bebeteca. Bibliodiversidade.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar análises e proposições derivadas da compreensão de que as crianças são leitoras do mundo desde o nascimento, bem como afirmar a relevância do mediador como promotor da formação literária dos pequenos. Compreende-se a leitura como material simbólico que constitui os seres humanos como sujeitos capazes de representar o mundo e a si mesmos. A partir dos conceitos de livro como objeto cultural multimodal, bibliodiversidade e qualidade literária, descrevem-se e analisam-se características de livros infantis destinados a bebês, considerados de qualidade seja por sua construção narrativa, pelos vários sentidos que possibilita construir ou por brincadeiras com a linguagem. Diante da análise de algumas obras, discutem-se possibilidades para o desenvolvimento de um trabalho pedagógico satisfatório, ancorado em um acervo bibliodiverso e de qualidade literária, que amplie as experiências e o universo cultural de bebês e de crianças bem pequenas.

Biografia do Autor

Mariana Parreira Lara do Amaral, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Mestre em Educação pelo Programa de Mestrado Profissional Educação e Docência da FaE/UFMG, na linha de pesquisa Infâncias e Educação Infantil. Membro do Grupo de Pesquisa CNPq Leitura e Escrita na Primeira Infância (LEPI) da Faculdade de Educação da UFMG. Professora na Educação Infantil da rede privada de Belo Horizonte/MG.

Alessandra Latalisa de Sá, Universidade FUMEC

Doutora e mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Membro do Grupo de Pesquisa CNPq Leitura e Escrita na Primeira Infância (LEPI) da Faculdade de Educação da UFMG. Professora Associada da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade FUMEC/MG, Brasil.

 

Mônica Correia Baptista, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutora em Educação pela Universidade Autônoma de Barcelona - Espanha. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq Leitura e Escrita na Primeira Infância - LEPI da Faculdade de Educação da UFMG. Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

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Publicado
2023-05-16