EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: EXPERIÊNCIA FORMATIVA DE DOCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavras-chave: Educação em direitos humanos. Ensino fundamental. Práticas pedagógicas. Extensão Universitária. Diretrizes Nacionais da Educação em Direitos Humanos.

Resumo

Após dez anos de vigência das Diretrizes Nacionais da Educação em Direitos Humanos (DNEDH/2012), essa temática tem sido pouco abordada nas práticas pedagógicas e curriculares da educação básica. Este relato apresenta uma experiência de extensão universitária que teve como objetivo contribuir com essa discussão no trabalho de docentes do Ensino Fundamental, com a finalidade de desenvolver atividades formativas e vivências voltadas para a problematização da diversidade, do direito à diferença, da defesa da igualdade, da dignidade humana e da promoção da cultura da paz e não violência, a partir de uma perspectiva não hegemônica, defendida por Santos (2014), do educar para o “nunca mais”, de Candau et al. (2013), e não universalista de direitos humanos, de Teodoro (2015). O trabalho foi organizado em módulos que ofereciam atividades teórico-práticas como oficinas pedagógicas, dinâmicas, trabalhos de grupo, leituras, reflexões, debates, trabalhos de criação artística, entre outros. Os participantes relataram que as atividades do curso contribuíram para reafirmar o compromisso de atuar, em suas práticas docentes, na promoção, defesa e proteção dos direitos humanos, além de qualificar o debate no contexto das reformas nas políticas públicas de educação, no Brasil.

Biografia do Autor

Heldina Pereira Pinto Fagundes, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UESB) e doutora e mestre em Educação: Currículo pela PUC-SP. Professora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Departamento de Educação I. 

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Publicado
2023-06-16