EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: EXPERIÊNCIA FORMATIVA DE DOCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Resumen

Após dez anos de vigência das Diretrizes Nacionais da Educação em Direitos Humanos (DNEDH/2012), essa temática tem sido pouco abordada nas práticas pedagógicas e curriculares da educação básica. Este relato apresenta uma experiência de extensão universitária que teve como objetivo contribuir com essa discussão no trabalho de docentes do Ensino Fundamental, com a finalidade de desenvolver atividades formativas e vivências voltadas para a problematização da diversidade, do direito à diferença, da defesa da igualdade, da dignidade humana e da promoção da cultura da paz e não violência, a partir de uma perspectiva não hegemônica, defendida por Santos (2014), do educar para o “nunca mais”, de Candau et al. (2013), e não universalista de direitos humanos, de Teodoro (2015). O trabalho foi organizado em módulos que ofereciam atividades teórico-práticas como oficinas pedagógicas, dinâmicas, trabalhos de grupo, leituras, reflexões, debates, trabalhos de criação artística, entre outros. Os participantes relataram que as atividades do curso contribuíram para reafirmar o compromisso de atuar, em suas práticas docentes, na promoção, defesa e proteção dos direitos humanos, além de qualificar o debate no contexto das reformas nas políticas públicas de educação, no Brasil.

Biografía del autor/a

Heldina Pereira Pinto Fagundes, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UESB) e doutora e mestre em Educação: Currículo pela PUC-SP. Professora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Departamento de Educação I. 

Citas

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Publicado
2023-06-16