OS DIREITOS HUMANOS SOB A ÓTICA DE PAULO FREIRE
Resumo
O objeto de investigação diz respeito aos Direitos Humanos sob o olhar de Paulo Freire. Temos como finalidade nesta pesquisa analisar o discurso de Paulo Freire sobre os direitos humanos na obra Pedagogia da Autonomia e em Ação Cultural para Liberdade e outros escritos. A curiosidade epistemológica consiste em saber: como os Direitos Humanos são ordenados no discurso de Paulo Freire? O procedimento metodológico está ancorado na Teoria da Análise de Discurso (TAD) de Michel Foucault (2012), a qual permite mapear a série de signos sobre os Direitos Humanos, escavar as ordens discursivas e explicitar como os Direitos humanos foram considerados por Paulo Freire em seus escritos. Assinalamos que a ordem discursiva dos Direitos Humanos dizem respeito ao: diálogo, democracia, interculturalidade, justiça social e protagonismo dos sujeitos de direitos. Assim, enfatiza-se que os Direitos Humanos é uma bandeira de luta a ser erguida constantemente pelos sujeitos em movimento.
Referências
BRASIL. Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH). Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República – Brasília: SEDH/PR, 2006
BRASIL. Diretrizes Curriculares para educação em Direitos Humanso. Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/navegue-por-temas/educacao-em-direitos-humanos/DiretrizesNacionaisEDH.pdf. Acessado em 31 jan de 2023.
COMPARATO, Fábio Konder. A afirmação histórica dos direitos humanos. São Paulo: Saraiva, 1999.
FAZENDA. Ivani CA. (Org). Didática e interdisciplinaridade. Campinas, SP: Papirus, 1998.
FOUCAULT. Michel, A arqueologia do saber. 7ª edição. Rio de Janeiro: Forense Universitária 2012. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4070132/mod_resource/content/1/FOUCAULT.pdf. Acesso em 09 jan. de 2023.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
FREIRE, Paulo. Ação Cultural para liberdade e outros escritos. São Paulo: Paz e
Terra, 1981.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1970.
HERKENHOFF, João Baptista. Curso de direitos humanos – gênese dos direitos humanos. vol.1. São Paulo: Acadêmica, 1994.
MORAIS, Alexandre. Direitos humanos fundamentais. São Paulo: 2. Ed. Atlas, 1998. (Coleção Temas Jurídicos - vol. 3).
ONU - ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração Universal dos Direitos do Homem. Adotada e aprovada em Assembléia Geral da ONU no dia 10 de dezembro de 1995. Disponível em:
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).