OS DIREITOS HUMANOS SOB A ÓTICA DE PAULO FREIRE

Keywords: Human rights. Paulo Freire. discursive order.

Abstract

O objeto de investigação diz respeito aos Direitos Humanos sob o olhar de Paulo Freire. Temos como finalidade nesta pesquisa analisar o discurso de Paulo Freire sobre os direitos humanos na obra Pedagogia da Autonomia e em Ação Cultural para Liberdade e outros escritos. A curiosidade epistemológica consiste em saber: como os Direitos Humanos são ordenados no discurso de Paulo Freire? O procedimento metodológico está ancorado na Teoria da Análise de Discurso (TAD) de Michel Foucault (2012), a qual permite mapear a série de signos sobre os Direitos Humanos, escavar as ordens discursivas e explicitar como os Direitos humanos foram considerados por Paulo Freire em seus escritos. Assinalamos que a ordem discursiva dos Direitos Humanos dizem respeito ao: diálogo, democracia, interculturalidade, justiça social e protagonismo dos sujeitos de direitos. Assim, enfatiza-se que os Direitos Humanos é uma bandeira de luta a ser erguida constantemente pelos sujeitos em movimento.

Author Biographies

Sulamita Bernardo de Albuquerque, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mestranda em Direitos Humanos pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Especialização em Doenças Crônico-degenerativas e idosos (UPE). Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade de Pernambuco (ESEF). Graduanda em Pedagogia (UNINTER). 

Maria Aparecida Vieira de Melo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutora em Educação (UFPB). Mestra em Educação, Culturas e Identidades (UFRPE/FUNDAJ). Pedagoga pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Professora na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

References

BENEVIDES, Maria Victoria. Cidadania e justiça. Ideias, nº 21, 1994, p. 7-16.

BRASIL. Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH). Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República – Brasília: SEDH/PR, 2006

BRASIL. Diretrizes Curriculares para educação em Direitos Humanso. Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/navegue-por-temas/educacao-em-direitos-humanos/DiretrizesNacionaisEDH.pdf. Acessado em 31 jan de 2023.

COMPARATO, Fábio Konder. A afirmação histórica dos direitos humanos. São Paulo: Saraiva, 1999.

FAZENDA. Ivani CA. (Org). Didática e interdisciplinaridade. Campinas, SP: Papirus, 1998.

FOUCAULT. Michel, A arqueologia do saber. 7ª edição. Rio de Janeiro: Forense Universitária 2012. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4070132/mod_resource/content/1/FOUCAULT.pdf. Acesso em 09 jan. de 2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

FREIRE, Paulo. Ação Cultural para liberdade e outros escritos. São Paulo: Paz e
Terra, 1981.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1970.

HERKENHOFF, João Baptista. Curso de direitos humanos – gênese dos direitos humanos. vol.1. São Paulo: Acadêmica, 1994.

MORAIS, Alexandre. Direitos humanos fundamentais. São Paulo: 2. Ed. Atlas, 1998. (Coleção Temas Jurídicos - vol. 3).

ONU - ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração Universal dos Direitos do Homem. Adotada e aprovada em Assembléia Geral da ONU no dia 10 de dezembro de 1995. Disponível em: . Acesso em: 29 jan. 2023.
Published
2023-06-16