O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR A PARTIR DE UM ESTUDO DE NEUROMARKETING

Palavras-chave: Euromarketing. Comportamento do Consumidor. Marketing

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo descrever as informações que as organizações podem obter por meio do neuromarketing. Na atualidade, as empresas têm sentido grandes dificuldades para se estabelecerem na mente dos consumidores. Aprender uma nova ciência e ir além do tradicional são uma forma de abrir um novo horizonte para ompreentender o consumidor e criar campanhas mais eficazes. A neurociência aplicada ao marketing, cujo termo usado na área é neuromarketing, tem a possibilidade de abrir um novo caminho e torna-se uma necessidade para as grandes empresas, agências publicitárias, institutos de pesquisa, entre outros. A neurociência estuda o cérebro e o neuromarketing utiliza-se destas descobertas no meio publicitário com o objetivo de vender e estabelecer a marca. Para a obtenção dos dados secundários deste presente trabalho, foi realizada revisão bibliográfica de livros, sites e artigos científicos visando mostrar o quanto e como o neuromarketing vem influenciando e mudando a visão que se tem da pesquisa de mercado. Ou seja, tentar entender como funciona o cérebro no processo decisório de compra e nos meios de comunicação. Por outro lado, o trabalho também tem como objetivo mostrar como funciona a publicidade baseada no neuromarketing, assim, os consumidores tem a possibilidade de saber lidar com o que lhes é apresentado. A tendência é que o neuromarketing cresça exponencialmente em alguns anos. É imprescindível que tenhamos profissionais que entendam como as ferramentas de neurociência podem ajudar a responder perguntas de mercado, e quais perguntas devem ser feitas. Mediante a pesquisa, percebe-se que as empresas possuem certo conhecimento sobre as vendas e suas técnicas, porém não tinham conhecimento sobre o Neuromarketing e ainda adotam rotinas antigas e têm resistência para inovações e necessitam aprofundar mais no assunto para entender a importância da utilização do Neuromarketing para manter a rentabilidade e o sucesso organizacional. Os resultados obtidos foram satisfatórios, pois as empresas entenderam as principais finalidades desse mecanismo.

 

Biografia do Autor

Kaio Feijão Carneiro Rodrigues, Centro Universitário ITOP (UNITOP)

Graduado em Administração pelo Centro Universitário ITOP (UNITOP).

Doriane Braga Nunes Bilac, Centro Universitário ITOP (UNITOP)

Professora do Curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário ITOP (UNITOP).

Cláudia Nolêto Maciel Luz, Centro Universitário ITOP (UNITOP)

Coordenadora do Curso de Administração e professora do Centro Universitário ITOP (UNITOP).

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Publicado
2023-03-15