LIDERANÇAS FIGITAIS E PRÁTICAS DE GESTÃO EM AMBIENTES CORPORATIVOS E EDUCACIONAIS NA REALIDADE BRASILEIRA
Resumo
Estudam-se lideranças “figitais”, no universo híbrido contemporâneo, marcado pelo uso de meios e ferramentas digitais, elevados a epistemas das Ciências Humanas e Sociais. O objetivo é contribuir para o entendimento de um sistema de relações, resultante da soma de um elemento social a atividades executadas em contextos digitais, por meio de ações que as e-lideranças permitem desempenhar, na forma individualizada. Com a aplicação do método dedutivo, liderança figital é entendida interdisciplinarmente, pela conexão de teorias socioculturais e de cognição, a fim de explicar formas de pensar sobre a prática da gestão em ambientes corporativos e acadêmicos, usando o método de entrevistas semiestruturadas, realizadas com 28 líderes de empresas e universidades. Os resultados obtidos permitem concluir que lideranças figitais se apresentam como proposta inovadora no Brasil, mas com dissonâncias relevantes entre a teoria importada de países do Hemisfério Norte e a sociedade brasileira, marcada por diversidades e desigualdades históricas, insuficientemente contempladas.
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