EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO E OS DESAFIOS ENFRENTADOS COMO PEDAGOGO PARA CONTEMPLAR OS DIFERENTES NÍVEIS DE APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA
Resumo
Este artigo reflete sobre os desafios enfrentados como pedagogo, em relação à alfabetização e letramento no ensino fundamental, a partir da experiência de estágio nos Anos Iniciais. Abordam-se estudos sobre o contexto advindo da pandemia e do ensino remoto, com consequências diretamente nas salas de aula pelo agravamento de diferentes níveis de aprendizagem em sala, provenientes da falta de contato com a escola e o professor, com orientação didática e pedagogicamente. Para entender o processo de alfabetização se baseia em Magda Soares, na perspectiva do letramento, a partir da necessidade de momentos práticos para responder ao que se espera das relações humanas, como caminho para estimular o desenvolvimento cognitivo e social e o processo de aprendizagem do aluno. Considerar os estímulos sociais, para o que a escola representa um lócus de educação, é desafio importante em ser assumido pelo pedagogo, a fim de compreender os níveis de aprendizagem de cada aluno em sala de aula para possibilitar desenvolvimento de seu processo educativo. Em nossas experiências de estágio buscamos assumir tal desafio, a fim de compreender o nível de alfabetização e letramento dos alunos de acordo com as especificidades, além da idade escolar em que os alunos se encontram, e estimulá-los a avançar.
Referências
FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. A Psicogênese da Língua Escrita. Tradução Diana Myriam Linchtenstein, Liana Di Marco, Mário Corso. In. Atos de Leitura. Evolução da Escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999. (Ed. Comemorativa de 20 anos de publicação). cap 4-5, p.165-245.
GATTI, Bernardete A. A possível reconfiguração dos modelos educacionais pós-pandemia. Estudos Avançados. São Paulo, outr, v. 34, n. 100, 2020, p. 29-44.
IDOETA, Paula Adamo. Como a Alfabetização Sofreu na Pandemia: ‘Criança que já deveria saber ler ainda não domina o abc’. BBC News Brasil. São Paulo. 19 de out. 2021.
ORSO, Paulino José. Um espectro ronda a educação e a escola pública. Uberlândia – MG: Navegando Publicações, 2020.
SOARES, Magda Becker. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020. 352 p.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).