EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO E OS DESAFIOS ENFRENTADOS COMO PEDAGOGO PARA CONTEMPLAR OS DIFERENTES NÍVEIS DE APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA
Abstract
Este artigo reflete sobre os desafios enfrentados como pedagogo, em relação à alfabetização e letramento no ensino fundamental, a partir da experiência de estágio nos Anos Iniciais. Abordam-se estudos sobre o contexto advindo da pandemia e do ensino remoto, com consequências diretamente nas salas de aula pelo agravamento de diferentes níveis de aprendizagem em sala, provenientes da falta de contato com a escola e o professor, com orientação didática e pedagogicamente. Para entender o processo de alfabetização se baseia em Magda Soares, na perspectiva do letramento, a partir da necessidade de momentos práticos para responder ao que se espera das relações humanas, como caminho para estimular o desenvolvimento cognitivo e social e o processo de aprendizagem do aluno. Considerar os estímulos sociais, para o que a escola representa um lócus de educação, é desafio importante em ser assumido pelo pedagogo, a fim de compreender os níveis de aprendizagem de cada aluno em sala de aula para possibilitar desenvolvimento de seu processo educativo. Em nossas experiências de estágio buscamos assumir tal desafio, a fim de compreender o nível de alfabetização e letramento dos alunos de acordo com as especificidades, além da idade escolar em que os alunos se encontram, e estimulá-los a avançar.
References
FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. A Psicogênese da Língua Escrita. Tradução Diana Myriam Linchtenstein, Liana Di Marco, Mário Corso. In. Atos de Leitura. Evolução da Escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999. (Ed. Comemorativa de 20 anos de publicação). cap 4-5, p.165-245.
GATTI, Bernardete A. A possível reconfiguração dos modelos educacionais pós-pandemia. Estudos Avançados. São Paulo, outr, v. 34, n. 100, 2020, p. 29-44.
IDOETA, Paula Adamo. Como a Alfabetização Sofreu na Pandemia: ‘Criança que já deveria saber ler ainda não domina o abc’. BBC News Brasil. São Paulo. 19 de out. 2021.
ORSO, Paulino José. Um espectro ronda a educação e a escola pública. Uberlândia – MG: Navegando Publicações, 2020.
SOARES, Magda Becker. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020. 352 p.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).