PERCEPÇÃO DOCENTE E DESAFIOS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19: UMA ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO
Resumo
O objetivo desta pesquisa é apresentar, a partir de relatos de professores do PARFOR-UVA, como se constituiu sua experiência sobre o ensino remoto emergencial no contexto da Pandemia de Covid-19. Para tanto, buscamos como teoria de base e princípios metodológicos a análise dialógica do discurso (ADD) de base bakhtiniana (BAKHTIN, 2010, 2017; BRAIT, 2006a, 2006b). Os relatos foram colhidos através do envio de um link para um formulário do Google formulários, dos quais obtivemos vinte professores respondentes. Nossa análise demonstrou que o relato mais comum foi o de sobrecarga de trabalho e estresse, devido ao acúmulo de funções por parte do professor. Apesar disso, muitos professores conseguiram perceber a importância das ferramentas digitais utilizadas no contexto pandêmico e têm intenção de continuar usando-as em suas salas de aula no contexto regular de ensino presencial.
Referências
BRAIT, B. Análise e teoria do discurso. In: BRAIT, B. (org.). Bakhtin: outros conceitos-chave. Introdução de Beth Brait. São Paulo: Contexto, 2006a. p. 09–32,
BRAIT, B. Uma perspectiva dialógica de teoria, método e análise. Gragoatá, Niterói-RJ, n. 20, p. 47–62, 2006b. Disponível em: https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33238.
BOZKURT, Aras; SHARMA, Ramesh Chander. Emergency Remote Teaching in a Time of Global
Crisis Due to Coronavirus Pandemic. Asian Journal of Distance Education, Nova Deli, v. 15, n. 1, p. 1-6, 2020. Disponível em:
BRASIL. Ministério da Educação. Gabinete do Ministro. Portaria n. 329, de 11 de março de 2020. Institui o Comitê Operativo de Emergência do Ministério da Educação - COE/MEC, no âmbito do Ministério da Educação. Diário Oficial da União, ed. 49, seção 1, Brasília, DF, p. 165, 12 mar. 2020b. Disponível em: http:// www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-329-de-11-de-marco-de-2020-247539570.
BRASIL. Ministério da Educação. Gabinete do Ministro. Portaria n. 2.117, de 06 de dezembro de 2019. Dispõe sobrea oferta de carga horária na modalidade de Ensino a Distância - EaD em cursos de graduação presenciais ofertados por Instituições de Educação Superior - IES pertencentes ao Sistema Federal de Ensino. Diário Oficial da União, ed. 239, seção 1, Brasília, DF, p. 131, 11 dez. 2019. Disponível em:
http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-2.117-de-6-de-dezembro-de-2019-232670913
BRASIL. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. Portaria n. 188, de 03 de fevereiro de 2020. Declara Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) em decorrência da
Infecção Humana pelo Novo Coronavírus (2019-nCoV). Diário Oficial da União, ed. 24-A, seção 1,
Brasília, DF, p. 1, 04 fev. 2020a. Disponível em: http://
www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-188-de-3-de-fevereiro-de-2020-241408388. Acesso em: 08 maio 2020.
CHARCZUK, Simone Bicca. Sustentar a Transferência no Ensino Remoto: docência em tempos de pandemia. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 45, n. 4, e109145, 2020. http://dx.doi.org/10.1590/2175-6236109145
DESTRI, A. MARCHEZAN, R.C. Análise dialógica do discurso: uma revisão sistemática
integrativa. RAbralin. jul/2021. DOI: 10.25189/rabralin.v20i2.1853
BAKHTIN, M. Para uma filosofia do ato responsável. (Trad. Valdemir Miotello e Carlos
Alberto Faraco). São Carlos: Pedro & João Editores, 2010
GERALDI, J. W. Heterocientificidade nos estudos linguísticos. In: MIOTELLO, V. (org.). Palavras e contrapalavras: enfrentando questões da metodologia bakhtiniana. São Carlos: Pedro e João editores, 2012. p. 19–39.
GUSSO et al. Ensino superior em tempos de pandemia: diretrizes à gestão universitária. Educ. Soc., Campinas, v. 41, e238957, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/pBY83877ZkLxLM84gtk4r3f/?lang=pt.
Hampel, R., & Stickler, U. (2005). New skills for new classrooms: training tutors to teach languages online. Computer Assisted Language Learning. 18(4):311-26.
https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/09588220500335455
HODGES, C.; MOORE, S.; LOCKEE, B.; TRUST, T.; BOND, A. The difference between emergency remoteteaching and online learning. Educause Review, Washington, 27 mar. 2020. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-onlin e-learning. Acesso em: 29 abr. 2022.
KAPLAN, A. M.; HEANLEIN, M. Higher education and the digital revolution: About MOOCs, SPOCs, social media, and the cookie monster. Business Horizons, Indiana, v. 59, n. 4, p. 441-450, July–Aug. 2016. https://doi.org/10.1016/j.bushor.2016.03.008
MOORE, Michael Grahame; KEARSLEY, Greg. Educação a Distância: uma visão integrada. São
Paulo: Thomson Learning, 2007.
OCDE [ORGANISATION DE COOPÉRATION ET DE DÉVELOPPEMENT ÉCONOMIQUES]. A framework to guide an education response to the COVID - 19 pandemic of 2020, [s. l.], 2020.
Disponível em: https://www. hm.ee/sites/default/files/framework_guide_v1_002_harward.pdf
Petriglieri, G. (2020). How to deal with video calls, zoom fatigue, and remote relationships. Goop. https://goop.com/ wellness/ mindfulness/zoom-fatigue/.pf0000373305. Acesso em: 24 maio 2022.
RIBEIRO, R. H.; CAVALCANTE, S. M.; ANDRIOLA, W. B.; SERRA, A. B. Gestão de aprendizagem no ensino a distância em instituição de Ensino Superior brasileira sob a ótica dos fatores críticos de sucesso. Revista Paidéi@– Revista Científica de Educação a Distância, Santos, v. 11, n. 19, jan. 2019.
SOBRAL, A. Uma proposta bakhtiniana de estudos dos gêneros discursivos. In: BRAIT, B.;
MAGALHÃES, A. S. (orgs.). Dialogismo:teoria e(m) prática. Apresentação de Carlos Alberto Faraco. São Paulo: Terracota Editora, 2014. p. 19–35
SCHERMA, C. C.; TURATI, C. Uma leitura do texto Estrutura do Enunciado de V. N. Volochínov (1930). In: MIOTELLO, V. (org.). Palavras e contrapalavras: enfrentando questões da metodologia bakhtiniana. São Carlos: Pedro e João editores, 2012. p. 40–49
STAFUZZA, G. B. O Círculo de Bakhtin (Volóchinov e Medviédev) no Brasil. Revista Heterotópica, Goiânia-GO, v. 1, n. 1, p. 66-82, 26 jun. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.14393/HTP-v1n1-2019-48519. Aceso em: 30 mar. 2022.
SUN, A. Q.; CHEN, X. Online education and its effective practice: A research review. Journal of Information Technology Education: Research, v. 15, p. 157-190, 2016. https://doi.org/10.28945/3502
ROHLING, N. A pesquisa qualitativa e Análise Dialógica do Discurso: caminhos possíveis. Cadernos de Linguagem e Sociedade, Brasília, v. 15, n. 2, p. 44–60, 2014. Disponível em:
https://doi.org/10.26512/les.v15i2.7561. Acesso em: 30 mar. 2022
TENENTE, L. Sem Internet, merenda e lugar para estudar: Veja obstáculos do ensino a distância na rede públicadurante a pandemia de COVID-19. G1, Educação, 5 maio 2020. Disponível em:
https://g1.globo.com/educacao/noticia/2020/05/05/sem-internet-merenda-e-lugar-para-estudar-veja-ob staculos-do-ensino-a-distancia-na-redepublica- durante-a-pandemia-de-covid-19.ghtml. Acesso em: 27 março 2022.
UNESCO [UNITED NATIONS EDUCATIONAL, SCIENTIFIC AND CULTURAL ORGANISATION]. Distance learning strategies in response to COVID-19 school closures. UNESCO COVID-19 Education Response – Education Sector issue notes, Issue note n. 2.1, 2020b. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/. Acesso em: 01 maio 2022.
UNESCO [UNITED NATIONS EDUCATIONAL, SCIENTIFIC AND CULTURAL ORGANISATION]. Nurturing the social and emotional wellbeing of children and young people during crises. UNESCO COVID-19 Education Response – Education Sector issue notes, Issue note n. 1,2, 2020c. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000373271. Acesso em: 24 maio 2022.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).