EDITORIAL

Resumo

O presente dossiê partiu do entendimento de que os estudos sobre Avaliação Educacional têm aumentado no século XXI na América Latina. Esse movimento é transversalizado por pesquisas que discutem os exames estandardizados, as concepções avaliativas em circulação nos espaços escolares e/ou sistemas de ensino e a produção de práticas avaliativas da/para aprendizagem. A partir desse olhar, o presente documento reuniu pesquisas realizadas em quatro regiões do Brasil (Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte) e também no Chile, mobilizando 36 pesquisadores divididos em 13 estudos que representam a diversidade do objeto investigado.

Biografia do Autor

Marciel Barcelos , Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutor em Educação Física pela Ufes. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFT.

Wagner dos Santos , Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Professor dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Educação Física (Mestrado e Doutorado) e do curso de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da UFES. 

 

José Alfonso Jiménez Moreno, Universidad Autónoma de Baja California - UABC

Doutor em Educação. Profesor Universidad Autónoma de Baja California, Ensenada, (México).

Denilson Junio Marques Soares , Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG

Mestre em Estatística Aplicada e Biometria pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG).

Referências

.
Publicado
2022-06-06