O DESENVOLVIMENTO DA CARREIRA DOCENTE NO INSTITUTO FEDERAL COMO FATOR DE APERFEIÇOAMENTO DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS: DA LEGISLAÇÃO À EFETIVAÇÃO NO AMBIENTE INSTITUCIONAL
Resumo
Este escrito busca discutir o desenvolvimento da carreira docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, como fator de aperfeiçoamento de competências profissionais: da legislação à efetivação no ambiente organizacional. Ele nasce a partir das reflexões alcançadas na disciplina de Educação, Cultura e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais – PPGDire, da Universidade Federal do Norte do Tocantins – UFNT, campus Araguaína, e objetiva identificar o nível de competências técnicas dos docentes e quais as causas e efeitos que podem influenciar no desenvolvimento desses profissionais, tendo em vista a importância de uma formação adequada aos profissionais que atuam na Educação Básica e a contribuição para o seu desenvolvimento profissional, sendo utilizada uma metodologia bibliográfica.
Referências
BRASIL. Lei nº 11.892, de 28 de dezembro de 2008. Dispõe sobre a instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Disponível em:
BRASIL. Lei nº 12.772, de 28 de dezembro de 2012. Dispõe sobre o plano de carreiras e cargos de magistério federal. Disponível em:
FLEURY, Maria Teresa Leme.; FLEURY, Afonso. Construindo o conceito de competência. RAC, Revista de Administração Contemporânea, [S. l.], v. 5, p. 183-196, 2001.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Papel da educação na humanização. Revista da FAEEBA. Faculdade de Educação do Estado da Bahia. Ano 6 N. 7, Edição de Homenagem a Paulo Freire. Salvador, ISSN 0104-7043, UNEB, pág. 9-32, Jan/Jun 1997.
GOVERNO FEDERAL. Ministério da Educação. Disponível em:
MARCELO, Carlos. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. In: publicação da OCDE 2005. Revista de Ciências da Educação, n. 8, jan/abr, 2009. Disponível em:
MAXIMIANO, Antônio. Introdução à Administração. 5º ed. São Paulo: Atlas, 2000.
RIBEIRO, Maisa. Psicologia no desenvolvimento. Londrina: Editora e distribuidora Educacional AS, 2016.
RODRIGUES, Walace; ALMEIDA, Cristiane da Silva; COSTA, Edinilza. Educação e política: O caso do PARFOR e sua relação com o pensamento educacional de Paulo Freire. Almanaque Multidisciplinar de Pesquisa. Unigranrio, Duque de Caxias, Ano IV, Volume 2, Número 2, pág. 141-156, 2018. Disponível em:
SEN, Amartya. Desenvolvimento como Liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).