O DESENVOLVIMENTO DA CARREIRA DOCENTE NO INSTITUTO FEDERAL COMO FATOR DE APERFEIÇOAMENTO DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS: DA LEGISLAÇÃO À EFETIVAÇÃO NO AMBIENTE INSTITUCIONAL

Abstract

Este escrito busca discutir o desenvolvimento da carreira docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, como fator de aperfeiçoamento de competências profissionais: da legislação à efetivação no ambiente organizacional. Ele nasce a partir das reflexões alcançadas na disciplina de Educação, Cultura e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais – PPGDire, da Universidade Federal do Norte do Tocantins – UFNT, campus Araguaína, e objetiva identificar o nível de competências técnicas dos docentes e quais as causas e efeitos que podem influenciar no desenvolvimento desses profissionais, tendo em vista a importância de uma formação adequada aos profissionais que atuam na Educação Básica e a contribuição para o seu desenvolvimento profissional, sendo utilizada uma metodologia bibliográfica.

Author Biographies

Priscilla Novaes Nogueira, Universidade Federal do Norte do Tocantins- Brasil

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais –(PPGDire - UFNT).  Especialista em Logística (Uninter) . Graduada em Administração de Empresas- Faculdade do Maranhão. Professora EBTT do IFMA.

Edna Oliveira de Sousa, Universidade Federal do Norte do Tocantins- Brasil

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDire - UFNT).  Especialista em Gestão, Orientação e Supervisão Escolar pela Faculdade de Tecnologia Antonio Propício Aguiar Franco (FAPAF). Licenciada em Pedagogia pelo Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos LTDA (ITPAC).

Luciana Ribeiro da Cruz, Universidade Federal do Norte do Tocantins- Brasil

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDire - UFNT).  Licenciada em Ciências Matemática pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). e em Pedagogia pela Faculdade Pan Americana (FPA). Professora de rede pública municipal de Araguaína - Tocantins.

Walace Rodrigues, Universidade Federal do Norte do Tocantins- Brasil

Pós-Doutorado pela Universidade de Brasília (UnB/POSLIT). Doutor em Humanidades. Mestre em Estudos Latino-Americanos e Ameríndios e mestre em História da Arte Moderna e Contemporânea pela Universiteit Leiden (Países Baixos).  Licenciado pleno em Educação Artística pela UERJ e com complementação pedagógica em Letras/Português e em Pedagogia. Professor Adjunto da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT).

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Published
2023-02-27