O DESENVOLVIMENTO DA CARREIRA DOCENTE NO INSTITUTO FEDERAL COMO FATOR DE APERFEIÇOAMENTO DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS: DA LEGISLAÇÃO À EFETIVAÇÃO NO AMBIENTE INSTITUCIONAL
Abstract
Este escrito busca discutir o desenvolvimento da carreira docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, como fator de aperfeiçoamento de competências profissionais: da legislação à efetivação no ambiente organizacional. Ele nasce a partir das reflexões alcançadas na disciplina de Educação, Cultura e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais – PPGDire, da Universidade Federal do Norte do Tocantins – UFNT, campus Araguaína, e objetiva identificar o nível de competências técnicas dos docentes e quais as causas e efeitos que podem influenciar no desenvolvimento desses profissionais, tendo em vista a importância de uma formação adequada aos profissionais que atuam na Educação Básica e a contribuição para o seu desenvolvimento profissional, sendo utilizada uma metodologia bibliográfica.
References
BRASIL. Lei nº 11.892, de 28 de dezembro de 2008. Dispõe sobre a instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Disponível em:
BRASIL. Lei nº 12.772, de 28 de dezembro de 2012. Dispõe sobre o plano de carreiras e cargos de magistério federal. Disponível em:
FLEURY, Maria Teresa Leme.; FLEURY, Afonso. Construindo o conceito de competência. RAC, Revista de Administração Contemporânea, [S. l.], v. 5, p. 183-196, 2001.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Papel da educação na humanização. Revista da FAEEBA. Faculdade de Educação do Estado da Bahia. Ano 6 N. 7, Edição de Homenagem a Paulo Freire. Salvador, ISSN 0104-7043, UNEB, pág. 9-32, Jan/Jun 1997.
GOVERNO FEDERAL. Ministério da Educação. Disponível em:
MARCELO, Carlos. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. In: publicação da OCDE 2005. Revista de Ciências da Educação, n. 8, jan/abr, 2009. Disponível em:
MAXIMIANO, Antônio. Introdução à Administração. 5º ed. São Paulo: Atlas, 2000.
RIBEIRO, Maisa. Psicologia no desenvolvimento. Londrina: Editora e distribuidora Educacional AS, 2016.
RODRIGUES, Walace; ALMEIDA, Cristiane da Silva; COSTA, Edinilza. Educação e política: O caso do PARFOR e sua relação com o pensamento educacional de Paulo Freire. Almanaque Multidisciplinar de Pesquisa. Unigranrio, Duque de Caxias, Ano IV, Volume 2, Número 2, pág. 141-156, 2018. Disponível em:
SEN, Amartya. Desenvolvimento como Liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).