DESAFIOS DO PIBID EM TEMPO DE ENSINO REMOTO E PRESENCIAL: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DO NÚCLEO EDUCAÇÃO FÍSICA

Palavras-chave: Pibid. Educação Física. Docência. Prática pedagógica.

Resumo

O trabalho apresenta um Relato de Experiência (RE) do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), núcleo Educação Física, realizado em Corumbá - Mato Grosso do Sul (MS). Objetivou-se compartilhar vivências desenvolvidas em dezoito meses, atividades que passaram pelo ensino remoto e presencial devido às restrições da pandemia, sendo o público-alvo alunos do Ensino Fundamental (anos iniciais). O RE caracterizou-se como um estudo descritivo e qualitativo, visando relatar experiências significativas no Pibid. Os desafios que surgiram durante a pandemia induziram uma melhor preparação dos acadêmicos na construção das etapas de ambientação e observações das aulas, auxiliando de forma efetiva as dinâmicas de atuação no âmbito escolar. Conclui-se que os envolvidos no Pibid se depararam com alguns problemas no processo de ensino-aprendizagem da Escola-Campo, porém os relatos também indicam salutares experiências profissionais na área de Educação Física, sobretudo para “além dos muros” do ensino superior.

Biografia do Autor

Gilson Pacola, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Mestre em Estudos Fronteiriços pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Rennan Garcia Mendez, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) – Núcleo Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Stéphanie Garcia Castelo Varanis, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) – Núcleo Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Thiago da Costa Barros, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) – Núcleo Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Carlo Henrique Golin, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutor em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília. Professor Adjunto do curso Educação Física (licenciatura) e do Programa de Pós-Graduação no Curso de Mestrado Profissional em Estudos Fronteiriços (MEF) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Roselene Lima Ayala Pacola, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Especialista em Educação Física escolar. Professora da Rede Municipal de Ensino (Reme) de Corumbá-MS. Supervisora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) – Núcleo Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

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Publicado
2023-02-27
Seção
Relatos de Experiência