DESAFIOS DO PIBID EM TEMPO DE ENSINO REMOTO E PRESENCIAL: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DO NÚCLEO EDUCAÇÃO FÍSICA
Abstract
O trabalho apresenta um Relato de Experiência (RE) do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), núcleo Educação Física, realizado em Corumbá - Mato Grosso do Sul (MS). Objetivou-se compartilhar vivências desenvolvidas em dezoito meses, atividades que passaram pelo ensino remoto e presencial devido às restrições da pandemia, sendo o público-alvo alunos do Ensino Fundamental (anos iniciais). O RE caracterizou-se como um estudo descritivo e qualitativo, visando relatar experiências significativas no Pibid. Os desafios que surgiram durante a pandemia induziram uma melhor preparação dos acadêmicos na construção das etapas de ambientação e observações das aulas, auxiliando de forma efetiva as dinâmicas de atuação no âmbito escolar. Conclui-se que os envolvidos no Pibid se depararam com alguns problemas no processo de ensino-aprendizagem da Escola-Campo, porém os relatos também indicam salutares experiências profissionais na área de Educação Física, sobretudo para “além dos muros” do ensino superior.
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