CORPO, RELIGIOSIDADE, FESTA E TRADIÇÃO NO CONTEXTO DA CAVALHADA DE BRUMAL/MG

Palavras-chave: Cavalhada. Santo Amaro. Corpo.

Resumo

Este artigo busca responder a seguinte questão: quais as corporeidades expressas durante uma Cavalhada católica? Objetiva discutir e analisar as vicissitudes religiosas que permeiam as instâncias corporais durante o festejo católico denominado cavalhada em uma comunidade no interior de Minas Gerais. Estabelece como metodologia o estudo de caso etnográfico. Para tanto, selecionou-se como grupo pesquisado uma comunidade tricentenária do interior de Minas Gerais. Dentre as diferentes manifestações produzidas direciona-se a vereda epistemológica para a Cavalhada em honra ao Santo Padroeiro local. Com isso, foi possível averiguar diferentes nuances, entre elas uma maneira bastante singular do corpo se expressar e tornar-se protagonista da ocasião. Esse protagonismo deve-se à peculiaridade integrante que assume homens e cavalos para o desenrolar da manifestação. Portanto, dada essa junção de homens e cavalos, foi utilizado a metáfora do centauro para realizar a descrição e os possíveis desdobramentos representativos que as ações corporais assumem.

Biografia do Autor

Murilo Nazário, Universidade de Vila Velha (UVV)

Doutor em Educação Física pelo Programa de Pós Graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Espirito Santo (CEFD/UFES). Mestre em Ciências da Motricidade Humana (Ênfase em Pedagogia da Motricidade Humana) pela Unesp Rio Claro (2013). Graduado em Educação Física Ceuclar Batatais -SP. Atualmente é professor Titular I na Universidade de Vila Velha - ES e coordenador do Núcleo de Formação Profissional
em Educação Física. Membro do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA).

Referências

BERGER, Peter Ludwig.. O dossel sagrado: elementos para uma teoria sociológica da religião. São Paulo: Paulus, 1985.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues.Os deuses do povo: um estudo sobre a religião popular. São Paulo: 2ª Ed. Brasiliense, 1986.
CAMARGO, Cândido Procópio Ferreira de. Católicos, protestantes, espíritas. Petrópolis: Editora Vozes, 1973.
CARDOSO DE OLIVEIRA, R. O trabalho do antropólogo. Brasília/ São Paulo: Paralelo Quinze/Editora da Unesp, 1996.
DA MATTA, Roberto. O ofício do etnólogo, ou como ter Anthropological Blues . In: NUNES, Edson Oliveira (Org.). A aventura sociológica: objetividade, paixão, improviso e método na pesquisa social. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

ELIADE, Mircea.O sagrado e o profano. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

GONÇALVES, José Artur. “Cavalhadas na América Portuguesa: morfologia da festa”. In JANCSÒ, Istvan. KANTOR, Iris. Org. Festa: Cultura e sociabilidade na América Portuguesa. São Paulo: Edusp/Fapesp: 951-96, 2001.
GUARINELLO. Norberto Luiz."Festa, trabalho e cotidiano”. In JANCSÒ, Istvan. KANTOR, Iris. Org. Festa: Cultura e sociabilidade na América Portuguesa. São Paulo: Edusp/Fapesp: 969-975, 2001
MAUSS, Marcel. As técnicas corporais. In: Sociologia e Antropologia. São Paulo: EPU, EDUSP: 209-233, 1974.
MEYER, Marlyse. A propósito de Cavalhadas. In JANCSÒ, I. KANTOR, I. Org. Festa: Cultura e sociabilidade na América Portuguesa. São Paulo: Edusp/Fapesp: 227-247,2001.
QUEIROZ, Maria Isaura Pereira. O Catolicismo rústico no Brasil. In: O campesinato brasileiro: ensaios sobre civilização e grupos rústicos no Brasil. Petrópolis: Vozes: 72 – 99, 1973.
SILVA, G. J. S. Apresentação. In: Curato Nossa Senhora das Graças. Planejamento Pastoral 2011. Brumal: 2011.
TURA, M. L. R. A observação do cotidiano escolar. In: ZAGO, N.; CARVALHO, M. P. de, VILELA, R. A. T. (Org.). Itinerários da pesquisa: perspectivas qualitativas em sociologia da educação. Rio de Janeiro: Lamparina, 2011.
VELHO, Gilberto. Observando o familiar. In: NUNES, Edson Oliveira. (Org.). A aventura sociológica : objetividade, paixão, improviso e método na pesquisa social. Rio de
Janeiro: Zahar, 1978.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2000.

ZALUAR, Alba. Milagre e castigo divino. In. Religião e Sociedade. n. 5, junho: 161-187, 1980
Publicado
2022-10-25