PANORAMA GLOTOPOLÍTICO SOBRE O ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA NA FRONTEIRA BRASIL-PERU: CONTEXTO DE BENJAMIN CONSTANT/AM

Palavras-chave: Políticas Linguísticas. Glotopolítica. Ensino de Espanhol no Amazonas. Fronteira.

Resumo

Com base em pesquisas bibliográficas e análise documental, neste artigo, traçamos breve panorama sobre o ensino da Língua Espanhola no município amazonense de Benajmin Constant, na perspectiva da Glotopolítica. Para tanto, pontuamos ações desenvolvidas nos âmbitos federal, estadual e municipal e destacamos agentes envolvidos na arena Glotopolítica benjaminense. Norteiam este trabalho considerações sobre as áreas de Política Linguística e de Glotopolítica, bem como sobre a área de ensino da Língua Espanhola no Amazonas. As investigações evidenciaram que o ensino do a Língua Espanhola no município teve seu início há pelo menos 25 anos e segue robusto, apesar de políticas silenciadoras vigentes.

Biografia do Autor

Wagner Barros Teixeira, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana e Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Amazonas. 

Solano da Silva Guerreiro, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas.

 

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Publicado
2022-05-17