PANORAMA GLOTOPOLÍTICO SOBRE O ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA NA FRONTEIRA BRASIL-PERU: CONTEXTO DE BENJAMIN CONSTANT/AM
Abstract
Com base em pesquisas bibliográficas e análise documental, neste artigo, traçamos breve panorama sobre o ensino da Língua Espanhola no município amazonense de Benajmin Constant, na perspectiva da Glotopolítica. Para tanto, pontuamos ações desenvolvidas nos âmbitos federal, estadual e municipal e destacamos agentes envolvidos na arena Glotopolítica benjaminense. Norteiam este trabalho considerações sobre as áreas de Política Linguística e de Glotopolítica, bem como sobre a área de ensino da Língua Espanhola no Amazonas. As investigações evidenciaram que o ensino do a Língua Espanhola no município teve seu início há pelo menos 25 anos e segue robusto, apesar de políticas silenciadoras vigentes.
References
AMAZONAS, BRASIL. [Resolução nº 89 (2006)]. Resolução nº 89, aprovada em 29 de agosto de 2006–CEE/AM. Disponível em:
ARNOUX, Elvira Narvaja de. (2011). La agenda glotopolítica contemporánea: hacia la integración sudamericana. Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/7030207/ARNOUX-Refl exiones-Glotopoliticas-en-Torno-a-La-Integracion-Sudamericana Acesso em: 10 abr. 2020.
ARNOUX, Elvira Narvaja de. La glotopolítica: transformaciones de un campo disciplinario. Lenguajes: teorías y práctica. Buenos Aires: Secretaría de Educación, GCBA, 2000.
BARTOLI, Estevan. Amazonas e a Amazônia: geografia, sociedade e meio-ambiente. Rio de Janeiro: MemVavMem, 1977.
BRASIL. [Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1961)]. Disponível em:
BRASIL. [Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1971)]. Disponível em:
BRASIL. [Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996)]. Disponível em:
BRASIL. [Lei nº 11.161 (2005)] Lei 11.161, de 05 de agosto de 2005. Disponível em:
BRASIL. [Lei 13.415 (2017)]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_
ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm> Acesso em: 20 abr. 2018.
BRASIL. [Medida Provisória 746 (2016)]. Disponível em:
BRASIL. [Resolução no 58 (1976)]. Resolução No 58, de 22 de dezembro de 1976. Disponível em:
BENJAMIN CONSTANT. [Lei nº 1.308 (2019)]. Lei nº 1.308, de 19 de novembro de 2019. Prefeitura Municipal de Benjamin Constant e Câmara Municipal de Vereadores de Benjamin Constant, 2019.
CALVET, Louis-Jean. As políticas linguísticas. (Trad. de Isabel de Oliveira Duarte, Jonas Tenfen e Marcos Bagno). São Paulo: Parábola Editorial/IPOL, 2007.
CALVET, Louis-Jean. Sociolinguística: uma introdução crítica. (Trad. de Marcos Marcionilo). São Paulo: Parábola Editorial, 2013.
FERREIRA, Cecília. “Política linguística e sociolinguística na América Latina: o contato das línguas portuguesa e espanhola em regiões fronteiriças Brasil/Uruguai”. In: Anais do I Congresso Internacional de Professores de Línguas Oficiais do MERCOSUL e I Encontro Internacional de Associações de Professores de Línguas Oficiais do MERCOSUL: línguas, sistemas escolares e integração regional. Foz do Iguaçu, Brasil, 2010.
FREITAS, Luciana Maria Almeida de. “Entre lembranças e esquecimentos: relato memorístico sobre o ensino de Espanhol no Rio de Janeiro.” In: Hispanista. v. XII. N. 46. jul./ago./set. 2011.
GUERREIRO, Solano da Silva. A língua espanhola na fronteira Brasil-Peru: ações políticas no ensino de línguas. 2017. 281f. (Dissertação de Mestrado submetida ao Programa de Pós- Graduação em Letras) – Faculdade de Letras, Universidade Federal do Amazonas, Manaus/AM: UFAM, 2017.
GUESPIN, Louis; MARCELLESI, Jean-Baptiste. “Pour la glotopolitique”. Langages. n. 83. pp. 5-34, 1986.
GUESPIN, Louis; MARCELLESI, Jean-Baptiste. “Por glotopolítica”, LANGAGES n° 83, 1986: 5-34. Traducción de Pablo Salas Tonello para a cátedra de Política e Planejamento linguísticos - Facultade de Filosofia e Letras – UNT – Año 2011.
HAMEL, Reiner Enrique. “La política del lenguaje y el conflicto interétnico: problemas de investigación sociolingüística”. In: Orlandi, Eni de Lourdes Puccinelli. Política Linguística na América Latina. Campinas, SP: Pontes, 1988.
LEFFA, Vilson Jose. “O ensino de línguas estrangeiras no contexto nacional.” In: Contexturas. APLIESP, n. 4, p. 13-24, 1999. Disponível em:
MARTEL, A. “Politique linguistique, valeurs sociales et sciences: réflexions dans le cadre de la politique québecoise.” International Journal of the Sociology of Language, n. 58, pp. 183 – 209, 2002.
MARTÍNEZ-CACHERO LASECA, Álvaro. O ensino do espanhol no sistema educativo brasileiro. Brasília: Thesaurus, 2008. (Colección Orellana, 19).
PRADO, Ceres Leite. “Línguas estrangeiras na escola?”. In: Presença pedagógica. v. 2, n. 10, 1996.
RAJAGOPALAN, Kanavillil. “A geopolítica da língua inglesa e seus reflexos no Brasil.” In: LACOSTE, Yves; RAJAGOPALAN, Kanavillil. (Orgs.). A geopolítica do inglês. São Paulo: Parábola, 2005. p.135-158.
RODRIGUES, Fernanda dos Santos C. “Leis e línguas: o lugar do espanhol na escola brasileira.” In: BARROS, Cristiano Silva de; COSTA, Elzimar Goettenauer de Marins. (Orgs.). Coleção explorando o ensino. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, v. 16-Espanhol, 2010. p. 13-24.
SAVEDRA, Mônica Maria Guimarães; LAGARES, Xoán Carlos. Política e planificação linguística: conceitos, terminologias e intervenções no Brasil. Gragoatá, 17(32). 2012.
SEVERO, Cristine Gorski. “Política(s) linguística(s) e questões de poder.” Alfa: Revista de Linguística. São Paulo, 57 (2): 451-473, 2013.
TEIXEIRA, Wagner Barros. “Fluidez transfronteiriça”. Matos, Doris Cristina Vicente da Silva; Sousa, Cristiane Maria Campelo Lopes Landulfo de. (Orgs.). Suleando conceitos e linguagens: decolonialidades e epistemologias outras. Campinas: Pontes Editores, 2022.
TEIXEIRA, Wagner Barros. “Fluidez transfronteiriça e as funções das línguas espanhola e portuguesa nos entre-lugares amazonenses.” Tallei, Jorgelina; Teixeira, Wagner Barros (Orgs.). Transbordando as fronteiras: lenguajes desde el entrelugar, resistencia y pluralidad en los Brasiles. Manaus: Edua, 2020a.
TEIXEIRA, Wagner Barros. “Integração, acolhimento e empoderamento linguístico em tempos de Covid-19.” Revista Entreletras (Araguaína), v. 12, n. 1, jan./abr. 2021 (ISSN 2179-3948 – online).
TEIXEIRA, Wagner Barros. “Integrando comunidades por meio do português: ações glotopolíticas dos programas CEL e IsF na Universidade Federal do Amazonas.” ReVEL. vol. 18, n. 35, 2020b. [www.revel.inf.br].
TEIXEIRA, Wagner Barros. “La lengua española en el Amazonas: presencia, funciones, enseñanza y resistencia.” Miranda, Cícero. (Org.). La lengua española en Brasil: enseñanza, formación de profesores y resistencia. Brasília, DF: Consejería de Educación de la Embajada de España en Brasil, 2018. (Colección Complementos).
TEIXEIRA, Wagner Barros. Presença e funções do espanhol no Alto Rio Negro/AM: considerações políticas e históricas. 2014. 355f. (Tese de Doutorado apresentada à coordenação do Programa de Doutorado em Letras Neolatinas) – Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro: UFRJ, 2014.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).