SOBRE RODAS: NARRATIVAS DE PROFESSORES QUE ATUAM COM CADEIRANTES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS EM RIO GRANDE/ RS

Palavras-chave: Educação Física. Educação Inclusiva. Cadeirantes.

Resumo

O estudo narra as ações pedagógicas praticadas por professores de Educação Física, pesando a participação de cadeirantes das escolas públicas municipais de ensino fundamental em Rio Grande/ RS. O trabalho contempla os contextos quanto às acessibilidades e locomoções, no entorno e dentro das instituições que tenham em seus quadros esses estudantes, além condutas dos professores de Educação Física em relação a preparação das aulas. A pesquisa caracteriza-se pelo cunho qualitativo e foi produzida por visitas aos campos e entrevistas semiestruturadas com quatro professores, da rede municipal, que trabalham diretamente com cadeirantes. Referente as análises recorremos a Análise de Cultural e observamos que os professores afirmaram: não seguirem ações pedagógicas especificas para o trabalho com cadeirantes; a falta de subsídios na parte da formação acadêmica; ausência de materiais específicos e de monitores para os cadeirantes participarem das atividades propostas; reiteram a precariedade estrutural arquitetônica para atender os cadeirantes de forma satisfatória.

Biografia do Autor

Thiago Silva Peres, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Rodrigo Lemos Soares, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Mestre em História e Educação em Ciências, pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG).   Professor na Faculdade de Educação da UFPEL. 

 

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Publicado
2022-10-25
Seção
FLUXO CONTÍNUO - Artigos